terça-feira, 20 fevereiro, 2024
terça-feira, 20 fevereiro, 2024

Soft Skills: Especialista comenta sobre habilidades cruciais para o ambiente corporativo

Em

Você já ouviu falar em ‘soft skills’ (habilidades comportamentais)? Essas competências moldam a forma como uma pessoa interage em situações sociais e são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Conforme a última edição do Guia Salarial da Robert Half, lançado neste mês de novembro, quatro habilidades deste porte serão cruciais para o ambiente de trabalho em 2024: resiliência, flexibilidade, comunicação e relacionamento interpessoal.

Empresário e Mentor de Soft Skills, Guilherme Alcântara trabalha há oito anos desenvolvendo habilidades de inteligência emocional em pessoas e enfatiza que, a cada ano, esses atributos são vistos como qualificações necessárias nas empresas. Contudo, faltam treinamentos para garantir a manutenção dessas características em todos os colaboradores.

“Percebo que falta uma mentoria para que os líderes e gestores implementem técnicas de saúde emocional com intuito de manter todos os colaboradores no mesmo estado de flow [o ápice da produtividade] que do ano em que ingressaram na instituição.

Somente os líderes e gestores podem fazer essas mudanças em toda equipe e despertar essas habilidades”, detalha o Especialista com MBA em Gestão de Projetos.

Autor do livro “Ansiedade Não Tem Cura”, com técnicas e exercícios para controlar crises de ansiedade no cotidiano, Guilherme pontua que o crescimento das empresas, quando se trata de escalabilidade (capacidade da empresa aumentar a demanda sem perder as qualidades que lhe agregam valor), não é linear, por isso, incentivar as qualidades emocionais de toda a equipe é crucial para o desenvolvimento no mercado.

“Todo produto ou serviço possui um ciclo de vida e é preciso estar preparado, principalmente de forma neural, para isso. O cérebro dos líderes, ou seja, a forma como pensam, já é capaz de persuadir e organizar ideias muito bem, entretanto, com o tempo, aquele serviço que eles prestavam com brilho no olho e ousadia vai perdendo significado e, consequentemente, motivação. Por isso, enquanto Mentor de Soft Skills, busco despertar a parte do cérebro que estava adormecida e conectá-las às habilidades técnicas que os mesmos já possuem. Isso é muito poderoso, pois eles passam a usar mais as funções neurais no cotidiano”, detalha.

Aplicação das Técnicas
O portfólio de Guilherme conta com três tipos de palestras (“DNA de Líderes: como nascem os Líderes”; “Neuroliderança: como direcionar para atingir resultados”; e “Fluxo da Liderança: como inspirar através da liderança”), bem como o treinamento intitulado “A Genética da Liderança” (com duração de dois dias) e o workshop “A Chave” (com oito horas de duração), cujas informações podem ser acessadas pelo site mindtt.com.br.

Em suas palestras, o especialista entrega desde clareza sobre os estilos de liderança, posicionamento de um líder de negócios ou projetos, sequência estratégica para script de vendas e consciência organizacional e social à gestão de relacionamentos. Já nos treinamentos, busca fazer um estudo aprofundado sobre os processos e projetos da empresa para encontrar os reais gargalos e direcionar as técnicas e aplicações necessárias.

“O que mais vejo nas empresas é que os líderes possuem muita técnica e são excelentes no que fazem, mas possuem dificuldades em delegar e, assim, vão se sobrecarregando. Há muito ruído na comunicação entre líder e colaborador, o que gera baixo resultado nas vendas e metas não alcançadas”, especifica o Mentor de Soft Skills, que aborda mais sobre seus serviços por meio do WhatsApp (61) 99142-9180.

Segundo ele, buscar desenvolver a saúde mental e emocional dentro das empresas é a melhor forma de combater o mito de que só as qualificações técnicas importam. “É mais proveitoso estar capacitado emocionalmente para gerir os conflitos que atingir um nível máximo de estresse, exaustão extrema, crises de ansiedade ou até mesmo a desistência do cargo obtido com tanto esforço. Por isso, meu propósito de vida é ensinar às pessoas que elas possuem um cérebro brilhante, capaz de solucionar qualquer problema de forma estratégica, rápida e eficaz”.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.