sexta-feira, 12 abril, 2024
sexta-feira, 12 abril, 2024

Torneio Relâmpago Indígena 2024 busca fortalecer identidade dos povos originários no esporte 

Em

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), está organizando o Torneio Relâmpago Indígena 2024, marcado para o dia 13 de abril, a partir das 8h, no campo do Sesi – Clube do Trabalhador. 

Essa iniciativa integra a programação de apoio e incentivo institucional ao esporte indígena, com o propósito de ampliar a visibilidade do esporte indígena e celebrar o mês dos povos originários. 

As inscrições das equipes de futebol indígena podem ser realizadas na sede da Fepiam, das 8h às 14h, até o dia 8 de abril, localizada na avenida Torquato Tapajós, S/N – Colônia Terra Nova, ao lado do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz. 

O diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão, enfatizou a importância do torneio. “O torneio não apenas destaca o talento esportivo dos povos indígenas, mas também reforça nossa missão de preservar e valorizar sua cultura única”, comentou. 

A abertura do torneio contará com a entrada solene das equipes indígenas, autoridades locais e rainhas indígenas. Para dar início às festividades, o Hino Nacional será entoado na língua materna dos povos indígenas, simbolizando o respeito e a valorização de suas tradições. 

Após a cerimônia de abertura, estão previstos discursos que vão destacar a importância da preservação da cultura indígena e o papel do esporte na promoção da inclusão e da diversidade. 

O diretor-técnico, Joabe Leonam, ressaltou o potencial do esporte indígena. “O esporte é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e o empoderamento das comunidades indígenas. Este torneio é uma oportunidade para mostrar a habilidade e a paixão dos atletas indígenas”. 

Paralelamente ao torneio, os participantes e visitantes terão a oportunidade de apreciar e adquirir peças únicas de artesanato indígena na feira que estará montada no local do evento. 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.