sexta-feira, 3 maio, 2024
sexta-feira, 3 maio, 2024

Três primeiros pacientes de transplante renal do SUS no Amazonas têm alta

Em

Pacientes de transplante renal têm alta. Os primeiros três pacientes a receberem transplantes renais pelo SUS no Amazonas tiveram alta no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. As cirurgias, que envolveram doações entre pais e filhos, tiveram duração de três a quatro horas e ocorreram sem complicações.

Entre os pacientes estava um jovem de 35 anos, cujo pai, de 55 anos, foi o doador. Além disso, a industriária Micilene de Lima, de 46 anos, recebeu o rim doado por seu filho Marcelo Lima, de 30 anos, e a servidora pública Margarida Andrade, de 50 anos, doou o rim para o filho Luiz Henrique, de 30 anos. Margarida expressou que essa é uma prova de amor inigualável e que faria novamente se necessário.

Luiz compartilhou sua felicidade por ter realizado um sonho após muitas noites de oração e dias em que enfrentou dificuldades, chegando até a pensar em desistir. Ele enfatizou que estava lutando pela sua família e agradeceu toda a equipe médica do Hospital Delphina Aziz, o estado, o governador e todos os profissionais que se empenharam em trazer o transplante para o Amazonas.

Ao deixarem o ambulatório, a equipe assistencial do hospital, sob a liderança do Instituto de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), preparou um corredor da vitória para os pacientes e anunciou, pela primeira vez no sistema sonoro do hospital, o código esmeralda, que simboliza a alta de pacientes transplantados.

A infraestrutura do complexo hospitalar foi preparada durante meses, incluindo treinamentos para 400 membros das equipes clínicas e investimentos em instalações e instrumentos cirúrgicos. Essas ações foram realizadas pela Opy Health e pela equipe assistencial do Hospital Delphina Aziz. A fase preparatória também envolveu consultas com os primeiros receptores e atendimentos a pessoas que já haviam passado por transplantes.

A unidade de saúde é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e à Opy Health, que é responsável pelos serviços não clínicos e pela infraestrutura em regime de PPP (Parceria Público-Privada). Atualmente, a unidade possui 14 leitos e quatro UTIs exclusivos para transplantes.

O transplante renal é uma opção de tratamento para pacientes diagnosticados com insuficiência renal crônica, incluindo aqueles em diálise ou na fase pré-dialítica. De acordo com dados da SECOM (AM), o Amazonas tem aproximadamente mil pacientes em diálise e cerca de 700 pessoas inscritas em outras regiões que poderão realizar os procedimentos no estado onde residem.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.