quarta-feira, 17 abril, 2024
quarta-feira, 17 abril, 2024

TRE-AM lidera o Ranking da Transparência do CNJ

Em

Foi divulgado hoje pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Ranking da Transparência de 2021. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas ficou em primeiro lugar entre as Cortes Eleitorais, ao lado dos Tribunais Eleitorais da Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. Entre todos os tribunais do país, a Corte Eleitoral do Amazonas ficou, também com os Tribunais acima citados, na segunda posição.

O CNJ, com a finalidade de promover o acesso cada vez maior da população aos atos do Poder Judiciário, publicou resoluções que norteiam as ações que os tribunais brasileiros devem tomar para que toda a população possa acessar as informações disponibilizadas pelos órgãos do Poder Judiciário.

Definidos os parâmetros, o CNJ atribuiu pontuações a essas ações e divulga, anualmente, o Ranking da Transparência, que mostra, em ordem decrescente, a porcentagem de alcance de cada Tribunal.

Em tempos de pandemia, nos quais o acesso da população ao Poder Judiciário acaba por se limitar ao meio virtual, manter, nos canais de comunicação dos tribunais, um nível de transparência condizente com um Poder da República, em um estado de direito instituído por uma constituição que coloca o povo como titular, é fundamental, de modo que o ranking assume uma importância ainda maior.

Para Antônio Carlos Moreira, Coordenador do Grupo de Trabalho responsável pelas ações relativas ao Ranking, muito trabalho foi empenhado neste projeto, tendo sido o apoio da gestão e a participação de todos fundamentais para o sucesso na obtenção deste resultado.

Para Breitner Gordinho, atual Assessor de Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, a melhoria dos processos de gestão deve ser contínua. Resultados como este são muito significativos para a instituição, pois são frutos do engajamento de diversas áreas do Tribunal e mostram o comprometimento dos servidores, principalmente neste momento de dificuldades enfrentadas por conta da pandemia. É mais um passo importante rumo à transparência e à melhoria dos processos de gestão, que deve se dar continuamente e com o apoio dos gestores da Instituição.

A Assessoria de Comunicação do TRE-AM, como gestora do Portal e das mídias sociais do Tribunal, reconhece que sem o trabalho de muitos servidores que atuaram como gestores de conteúdo, escreveram matérias, fizeram pesquisa e preparo de material, compilaram dados, adequaram arquivos e links, bem como os que fizeram as adequações técnicas necessárias, ao mesmo tempo que realizavam seus trabalhos de rotina, muitas vezes convivendo com as limitações impostas pelo trabalho em home office, faz com que o trabalho que originou esta colocação seja uma peça feita a muitas mãos.

“A classificação do TRE/AM no pódio da transparência demonstra total comprometimento da administração e dos servidores com a sociedade. Essa conquista é resultado da soma de esforços e profícua organização institucional, o que seria inatingível sem o incessante trabalho e empenho de todos os nossos colaboradores”, disse o Presidente do Tribunal, Desembargador Wellington José Araújo, que enalteceu a competência da atual administração, capitaneada pelo Diretor-geral, João Victor Pereira Martins, e pelo Assessor da Presidência, Matheus Diniz, em conjunto com o Assessor de Planejamento, Breitner Gordinho, bem como o indelével empenho do antigo Diretor-Geral, Ruy Melo, e do Coordenador  do grupo de trabalho, Antônio Carlos Moreira, em nome de quem também estendeu agradecimentos aos servidores da SAO, STI, SJD, SGP, ASPLAN, dentre outros envolvidos no projeto.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.