A Muskinha, marca referência em mobiliário e decoração lúdico infantil celebra sua estreia na CasaCor 2024 como empresa participante.
“Reafirmamos o nosso compromisso em cuidar e respeitar a primeira infância como especialistas em criar lugares que se transformam em palcos de memórias afetivas, onde a criança é a protagonista”, comenta Amanda Chatah.
Todo mobiliário e decoração dos espaços são produzidos pela Muskinha, sempre em parceria com os arquitetos de cada espaço, que são os responsáveis por cada projeto. A Muskinha estará presente nos ambientes Quarto do Bebê, assinado por Kesley Santiago da Artek Design, e no Quarto dos Filhos, assinado por Camila Vasquez e André Spadoni do Studio Marca.
Quarto de bebê Njinga, por Kesley Santiago da Artek Design
Kesley Santiago, estreante na CasaCor 2024, trará uma nova perspectiva para a arquitetura e design de interiores. Sua participação corrobora sua competência técnica e visão inovadora para compor um quarto de bebê contemporâneo inspirado na realeza africana.
À frente do escritório de arquitetura Artek Design, Kesley apresentará na CasaCor um quarto de bebê de 25 m² com temática influenciada na realeza africana. Inspirada no tema deste ano, “De Presente, O Agora”, e em suas próprias raízes — descobertas por meio de um teste de DNA feito nos Estados Unidos em 2020, que revelou sua descendência do povo Mbundu, um dos principais grupos étnicos de Angola — a arquiteta pretende não apenas criar um ambiente encantador, mas também jogar luz e valorizar suas origens ancestrais pautadas na nobreza.
Batizado de Njinga, o espaço é uma homenagem à líder do povo Mbundu e rainha de Ndongo e Matamba, que resistiu à ocupação europeia e à escravização de seu povo por quatro décadas. Esse ambiente será repleto de texturas e elementos simbólicos que remetem à diversidade cultural e à riqueza da região central da África.
Cada elemento, desde as estampas tribais até os aspectos naturais, foi escolhido para refletir a essência e a beleza do povo Mbundu, evitando estereótipos ou lugares comuns referentes ao continente. Além disso, a riqueza histórica é enfatizada a todo o momento em um ambiente acolhedor e criado para o conforto do bebê e da mãe.
No projeto, as materialidades do quarto serão representadas por meio da madeira, do sisal, do ferro, da palha, do barro e da savana — elementos importantes para a história do povo Mbundu.
“Trago toda essa riqueza histórica para o design do quarto do bebê. Elementos como a madeira, utilizada nas construções das casas; o ferro, que era uma insígnia espiritual e política de força, sustento e linhagem; a geografia da savana que, além de sustento por meio da agricultura, foi palco de lutas entre os nativos e os portugueses; a hidrografia, que favoreceu e possibilitou a fuga dos nativos; os recursos minerais presentes em Angola, que são 36 entre 51 mais procurados no mundo, dentre eles o ouro, representados em detalhes dos mobiliários; os grafismos dos tecidos; e a materialidade do vime, sisal e palha”, detalha a arquiteta.
Kesley projetou não apenas o espaço, mas também o mobiliário, papéis de paredes, luminária e enxovais, em parceria com Muskinha, marca idealizada por Amanda Chatah referência em design lúdico que assina todo o mobiliário infantil do projeto.
“Criar esse projeto com a Kesley é muito além do mobiliário, é de fato enaltecer espaços infantis e tornar as crianças protagonistas. Tudo começa na infância e ter a representatividade da infância celebrada na maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina é uma realização, não só para a Muskinha, mas principalmente para todas as famílias que ganham, pertencimento. Sabemos que hoje, as crianças representam 17% da população brasileira, então celebrá-las, integrá-las aos ambientes da casa, da cidade e da cultura é nossa missão”, afirma Amanda Chatah.
Após a estreia da mostra CasaCor, a arquiteta e a marca lançam a coleção Muskinha by Kesley Santiago, com produtos como papéis de parede, cama, berço, enxoval, tapete e demais itens de mobiliário produzidos para o quarto do bebê inspirado na realeza africana. No espaço, haverá ainda um lançamento feito exclusivamente para CasaCor, uma criação de Kesley Santiago e Muskinha em parceria com a Iluminoo: a luminária África, que remete aos recursos naturais do território do reino Ndongo. E também estarão presentes no espaço peças em barro, tapetes e uma poltrona — que cria a estética de um pavão com as seis asas abertas.
“Criamos a quatro mãos, celebrando a ancestralidade e o pertencimento, sem estereótipos. Esse é o início de uma parceria que se perpetuará pela conexão real entre Kesley e Muskinha para tantas famílias do Brasil e do mundo”, completa Amanda.
“Refúgio para Gabi”, por Camila Vasquez e André Spadoni do Studio Marca
O “Refúgio para Gabi”, um dos destaques mais cativantes da 37ª edição da CASACOR São Paulo, criado pelo Studio Marca Arquitetura e Engenharia, promete encantar os visitantes com uma abordagem inovadora para o desenvolvimento saudável da Geração Alpha. A Geração Alpha, composta por crianças nascidas a partir de 2010, é a primeira verdadeiramente nativa digital. Cercadas por tecnologia desde o nascimento, essas crianças enfrentam desafios únicos em termos de saúde mental e física. O “Refúgio para Gabi” busca contrapor essa realidade, oferecendo um espaço onde o contato com a natureza, a interação humana e os brinquedos físicos incentivam um desenvolvimento mais equilibrado e saudável.
Este projeto foi elaborado com um enfoque rigoroso na saúde e bem-estar das crianças. Utilizando materiais naturais e não tóxicos, o ambiente garante a segurança e o conforto dos pequenos. A iluminação natural, aliada à ventilação adequada, cria um espaço onde as crianças podem respirar ar puro e se beneficiar dos efeitos calmantes da luz solar. Este enfoque reflete a importância de criar um ambiente que suporte tanto a saúde física quanto a mental, combatendo os efeitos negativos do excesso de exposição às telas.
“Amamos fazer o quarto Refúgio para a Gabi com o Stúdio Marca. A Camila e o André nos deixaram super a vontade para opinar no espaço e nos móveis e todo o propósito do ambiente vai muito de encontro com todos os valores da Muskinha, atentas em tornar a jornada da infância uma aventura segura e respeitosa através de ambientes estimulantes, que fomentem a autonomia, a criatividade e bem-estar das crianças”, afirma Amanda Chatah.
O espaço foi setorizado no local de dormir com livros para estimular a rotina de leitura, além de um espaço de criatividade com a escrivaninha Afeto feita de madeira maciça com detalhes em palha sextavada. Essa peça possui gavetas e espaço para lápis e cadernos e para fazer um par perfeito com ela, a Muskinha produziu a cadeirinha Gabi também em palha sextavada com o apoio em couro ecológico.
O Armário feito em madeira maciça com dois módulos separados é na altura dos olhos da criança e na altura de suas mãos para proporcionar a sua autonomia e o vestir afetuoso. Ao lado do armário, foi inserido o Arcos para a criança se ver e identificar o seu corpo. Logo embaixo do mezanino, há também um espaço o Painel Criativo Explorar Muskinha – ele possui rolo de papel e a criança puxa e desenha, com livreiro em cima e potes para lápis embaixo deixando tudo organizado. Na parte de cima do mesmo mezanino, um espaço brincar com a Coleção Pocket Muskinha, com cozinha, geladeira e feirinha.
Todo o mobiliário citado – painel, armário, escrivaninha e cadeirinha – foi desenhado pelo Studio marca em parceria com a Muskinha, com exclusividade para a CasaCor.