sexta-feira, 8 dezembro, 2023
sexta-feira, 8 dezembro, 2023

Unhas frágeis: como tratar?

em

por Patrícia Bandeira de Melo

Dentre outras coisas, nesse período de pandemia, as unhas tem sido alvo de muitas queixas. Talvez com a esmaltação bem diminuída as pessoas tenham parado para prestar mais atenção nas suas unhas e tenham percebido um grau maior de fragilidade e quebra. Além do hábito de roer as unhas , que as fragiliza bem mais, o ressecamento e as agressões de substâncias químicas dos afazeres domésticos dentre outros contribuem e muito para um aumento da fragilidade.

Mas só fatores externos agridem ou enfraquecem a lâmina ungueal? A resposta é não! Várias situações orgânicas também são responsáveis por isso, dentre estas citamos, alterações hormonais em especial as relacionadas à tireoide, bem como carências nutricionais (deficiências vitamínicas, em especial as vitaminas do complexo B e vitamina A, além de deficiência de cálcio), quadros de anemia (mais observado nas mulheres) e ainda algumas doenças dermatológicas que também afetam as unhas como psoríase, líquen plano, dentre outras.

Com relação ao tratamento é muito importante a realização de um exame Dermatológico detalhado para afastar causas orgânicas ou doenças da pele que afetam as unhas , bem como para a orientação do melhor esquema de tratamento.

Podemos no entanto, citar aqui algumas dicas simples e que podem ajudar nos cuidados diários com as unhas :

Evitar roer ou cutucar; evitar uso de acetona, preferir os removedores; usar diariamente um hidratante da unha (existem produtos específicos no mercado) ou simplesmente ao usar um hidratante na pele estender o uso sobre as unhas). Evitar traumas na matriz da unha (na base) pois a matriz é a estrutura formadora da lâmina e traumas sobre ela vão gerar um unha mais fraca (atenção na retirada de cutículas durante a manicure) e finalmente, nesse período de afastamento social aproveitar para diminuir ou evitar a esmaltação deixando a unha literalmente “respirar”.

Enfim , por se tratar de uma estrutura com um crescimento muito lento , cerca de 3mm ao mês ( para as unhas das mãos ) e 1 a 1,5 mm para as unhas dos pés , temos que ter paciência com os resultados , pois eles são lentos mas com certeza acontecem .

Patrícia Bandeira de Melo – Dermatologista CRM 2085 RQE 742
Redação W&G
Redação W&Ghttp://portalwg.com.br
A W&G Produções é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online, além de eventos especiais para públicos selecionados.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.