sexta-feira, 8 dezembro, 2023
sexta-feira, 8 dezembro, 2023

UNICEF promove maratona com adolescentes para combater a Covid-19 no Amazonas e Pará

em

Com foco na promoção da prática da higienização das mãos e dos demais comportamentos-chave de prevenção para o combate e controle da pandemia da Covid-19, o Fundo das Nações Unidas (UNICEF), em parceria com o Instituto Peabiru, lança a Maratona Te Sai Covid, na próxima terça-feira, 20/04, às 16h (horário de Brasília), por meio de uma live no YouTube e Facebook, no perfil do Instituto Peabiru. Mais de 200 adolescentes e jovens de bairros prioritários dos municípios de Belém e Gurupá, no Pará, e Manaus, no Amazonas, estão convidados a fazer parte do jogo virtual, onde deverão cumprir missões que possam ajudar a mitigar o impacto da Covid-19 em suas famílias e comunidades.

“A estratégia tem o objetivo de promover a prática dos cinco principais comportamentos de prevenção contra à Covid-19, que são: lavar as mãos com água e sabão, uso correto de máscara, praticar o distanciamento social, manter os lugares ventilados e evitar espaços fechados e aglomerações. Da mesma maneira, também temos o propósito de motivar adolescentes, pais, mães e demais agentes de mudança a retornarem de forma segura às escolas”, explicou Ida Pietricovsky, Especialista em Comunicação do UNICEF Brasil.

Durante o projeto, realizado desde fevereiro, já foram promovidos 14 diálogos no total, os quais contaram com cerca de 400 participantes nos três territórios, sendo que mais de 200 foram somente de adolescentes. Esses encontros tiveram o objetivo de sensibilizar os participantes a se tornarem agentes multiplicadores de boas práticas relacionadas à Covid-19.

Maratona Te Sai Covid

Devido à pandemia, a Maratona Te Sai Covid será realizada em formato virtual, de 20 de abril a 10 de maio. A live de lançamento acontece na próxima terça-feira, 20, às 16h (horário de Brasília), no canal do YouTube e página do Facebook, pelo perfil do Instituto Peabiru.

“A maratona será realizada nos moldes de um jogo, os participantes terão que cumprir três etapas, que serão compostas por missões. A cada semana os participantes irão receber novas atividades para realizarem, usando apenas suas redes de contato e o celular, para se comunicarem entre si e que possam alcançar o maior número de pessoas em suas famílias, amigos e comunidades, e assim possam aprender brincando”, declarou Cláudio Melo, gerente técnico de projetos do Instituto Peabiru.

Após as três semanas de desafios intensos na maratona, todos que fizerem as missões, cumprirem as regras do jogo e alcançarem a pontuação necessária, receberão o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Em Manaus, cerca de 50 adolescentes dos bairros prioritários do projeto – Mauazinho e Praça 14 de Janeiro, situados na Zona Sul – estão engajados na construção e implementação da Estratégia Te Sai Covid. Em Gurupá, pelo menos 60 adolescentes da zona urbana da cidade e de comunidades quilombolas do município estão envolvidos com o projeto. E em Belém, mais de 65 jovens dos bairros prioritários que recebem o projeto – Terra Firme e Telégrafo – participam da ação.

Projeto Te Sai Covid

Além dos adolescentes e jovens, o projeto também desenvolve atividades com pais, mães, cuidadores, professores e lideranças comunitárias, para que sejam agentes de mudança em seus respectivos locais de atuação. Com o número crescente de participantes dos bairros em que o projeto está sendo implementado, até o momento, a estratégia conta com 40 agentes de mudança e 30 pais, mães e cuidadores, em Manaus; mais de 50 pais e cerca de 25 agentes de mudança, em Belém; e cerca de 55 pais e 35 agentes de mudança, em Gurupá.

Realizado como projeto-piloto nesses três municípios, já foram promovidas três fases da Estratégia: mapeamento dos agentes de mudança nos bairros prioritários; grupo focal para ouvir os sentimentos desse público em relação à pandemia e o que sabem sobre a Covid-19; e diálogos com foco em orientações para que possam adotar comportamentos-chaves e sejam multiplicadores de informações para adoção das medidas de prevenção contra à Covid-19.

Redação W&G
Redação W&Ghttp://portalwg.com.br
A W&G Produções é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online, além de eventos especiais para públicos selecionados.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.