quinta-feira, 7 dezembro, 2023
quinta-feira, 7 dezembro, 2023

UNICEF realiza encontros para rede de proteção em Manaus e Boa Vista

em

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promoverá formações sobre a Lei 13431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida, para o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGD) no contexto refúgio e migração de crianças e adolescentes nas cidades de Manaus, no Amazonas, e Boa Vista, em Roraima.

As formações ocorrem durante dois dias, das 9h às 17h, para profissionais da saúde, educação, assistência social, conselheiros tutelares, sistema de Justiça, Segurança e Agências da ONU, que integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Nos dias 5 e 6 de setembro, será em Boa Vista, no escritório do UNICEF, na Rua Castelo Branco, 452, Calunga. Em Manaus, ocorre no Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, S/N, Centro, nos dias 12 e 13 de setembro.

“Os encontros abordarão o papel da implementação da Lei 13431, que visa reordenar o Sistema de Garantias de Direito de Crianças e Adolescentes, fortalecer protocolos e fluxos de atendimento integrados e a não revitimização de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência no contexto refúgio e migração”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Para o coordenador técnico de Proteção da Criança do UNICEF em Roraima, a formação é essencial para os órgãos e instituições que atendem crianças e adolescentes migrantes e refugiadas vítimas ou testemunhas de violência. “Dialogar com as especificidades de cada criança promove e garante a equidade na proteção desse público. Concretamente, compreendemos que essa é uma oportunidade para compartilhar e multiplicar boas práticas, bem como desenvolver e fortalecer mecanismos já existentes”, esclarece Luis Augusto Bittencourt Minchola.

Essa iniciativa integra a implementação do projeto “Inclusão social e proteção para crianças venezuelanas, especialmente meninas, em movimento” financiado pelo Governo do Canadá. As formações estão vinculadas ao “Guia para a inclusão de crianças e adolescentes migrantes e refugiados vítimas ou testemunhas de violência no Sistema de Garantia de Direitos instituído pela Lei 13.431”. “O documento é um produto feito por meio de diálogos com atores da Rede de Proteção, consultas a marcos normativos e publicações sobre a Lei da Escuta Protegida. Nas formações, ele será usado como fonte de informações direcionada a crianças e adolescentes refugiadas e migrantes”, explica Debora.

Redação W&G
Redação W&Ghttp://portalwg.com.br
A W&G Produções é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online, além de eventos especiais para públicos selecionados.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.