sábado, 18 maio, 2024
sábado, 18 maio, 2024

Vai viajar de carro? Especialista dá dicas para evitar apuros na estrada

Em

Com a pandemia, houve um aumento do turismo interno e as viagens para municípios próximos como Presidente Figueiredo, Manacapuru e Novo Airão se tornaram mais constantes. Curtir uma breve viagem de carro rumo ao interior já é um programa sagrado para muitos amazonenses. Para evitar apuros, como falta de gasolina ou pane mecânica na estrada, é fundamental seguir algumas dicas da Distribuidora Atem, entre elas, manter a revisão do veículo conforme o manual do fabricante e verificar se a documentação do condutor e do carro estão em dia com os órgãos de fiscalização.

Outra dica é saber o itinerário ou ir com alguém que conheça o trajeto da viagem. Além disso, ter um GPS à mão também ajuda a quebrar um galho e, caso o celular perca o sinal na estrada, a sugestão é deixar o mapa do destino offline no aparelho.

Segundo o gerente de qualidade da Atem, Eliomar Passos, ter um seguro do carro que cubra situações como guincho sem restrição de quilometragem também é uma maneira de evitar imprevistos. “E, é claro, procurar dirigir com atenção, atendendo as velocidades permitidas e em hipótese nenhuma sob efeitos de bebidas alcoólicas”, reforça.

E antes de pegar a estrada também é essencial dar uma passada no posto de combustível mais próximo. A Atem possui uma grande rede de postos de abastecimento no interior do estado do Amazonas. Uma lista completa pode ser baixada de forma pública e gratuita pelo site da ANP (https://postos.anp.gov.br/).

Independente do trajeto ser curto ou longo, o combustível escolhido pelo motorista não faz diferença, no entanto, na estrada o desempenho será melhor por não haver trânsito, sinais e se mantém uma velocidade média sem muitas reduções e acelerações, Passos explica que o uso de aditivos no geral agem como detergente e dispersante nos veículos, mas não diminui consumo.

“Isso porque eles diminuem o acúmulo de sujeira no tanque, por onde passa o combustível até chegar ao motor, porém esses aditivos devem ser utilizados conforme o manual do fabricante”, explica o consultor na área de combustíveis da Atem.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.