quinta-feira, 25 abril, 2024
quinta-feira, 25 abril, 2024

“Vejo que cumprimos até aqui, embora com grande dificuldade, a nossa missão”, diz presidente do GACC

Em

Fundado por um grupo de amigos em maio de 1999, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) comemora 23 anos de atividades nesta semana. Mais de vinte anos, dos quais, 16 anos sob a direção da presidente voluntária Jakeliny Bastazini. Presente no projeto desde a sua criação, Bastazini conta que, nesse meio tempo, pode acompanhar todo o crescimento do Grupo. 

Na entrevista a seguir, a presidente fala sobre as principais dificuldades do trabalho e como, apesar dos desafios, todo o esforço é recompensador. Além de uma rápida avaliação destes 23 anos, Bastazini também conta o que espera para o projeto nas próximas duas décadas de atividades, auxiliando crianças e adolescentes na luta contra o câncer. Confira:

Como começou a história do GACC e a partir de que momento você entrou nela?

O GACC foi fundado por um grupo de amigos em 23 de maio de 1999, com o objetivo de acolher e proporcionar qualidade de vida às crianças e adolescentes com câncer da capital e do interior do estado que durante o tratamento em Manaus permanecem em nossa hotelaria, recebendo o apoio necessário, até mesmo quando retornam aos seus municípios de origem.  

E ao longo desses 23 anos acolhemos de maneira humanizada não só crianças e adolescentes vindas do interior do AM, como também dos estados do Pará, Acre e Roraima, e países vizinhos como a Venezuela e Guiana. Tive a feliz oportunidade de participar do projeto, a convite de amigos desde o início, e nos últimos 16 anos acabei assumindo a presidência da instituição. 

Quantas crianças vocês apoiam atualmente e como podemos fazer para ajudar também?

Hoje o GACC AM tem em seu cadastro aproximadamente 1.200 assistidos, desses em média 300 crianças estão em químio e radioterapia e recebem portanto suporte mais intenso, como kits específicos de alimento e cestas básicas. Nosso objetivo é ajudá-las a manter-se no peso ideal para submeter-se ao tratamento. 

Para apoiar o GACC AM e ajudar a manter todos os nossos serviços, você pode entrar em contato com nossa central de doações: WhatsApp 923659500. Ou pode doar através da chave pix  [email protected]. Se quiser conhecer mais sobre o Gacc, acesse nosso site doegacc.org.br. Lá inclusive tem um botão de doegacc, vc pode realizar sua doação de forma rápida e segura.

Como você avalia esses 23 anos de GACC?

Fazendo um balanço vejo que o trabalho floresceu de forma bela e amorosa. O GACC é uma benção na vida de muitas crianças, conseguimos implantar muitos projetos e serviços, conquistamos melhorias consideráveis na gestão, somos auditado externamente pela KPMG, há mais de 5 anos, em 2021 recebemos o selo Doar A+ como excelência de gestão, qualidade e transparência. Vejo que cumprimos até aqui, embora com grande dificuldade, a nossa missão. 

Como é estar à frente de uma instituição tão importante no Amazonas? 

Sinto enorme privilégio e responsabilidade nessa experiência. Tenho a alegria de trabalhar com os colaboradores e diretores também voluntários, isso suaviza a caminhada, pois os desafios são enormes. A manutenção da instituição, a qualidade dos serviços prestados e programas de apoio às crianças, são uma grande preocupação. Quando vejo o resultado desse esforço sinto uma enorme alegria, recebo muito mais do que dou.

O que você espera para os próximos 23 anos do Grupo?

Bem, temos nosso planejamento estratégico  para os próximos 10 anos. Ainda temos muito a avançar no combate ao câncer infanto-juvenil no Amazonas, como implantar programas de diagnóstico preciso e precoce e ampliar as políticas públicas. Para avançarmos, certamente contaremos com muito trabalho da família GACC, mas é necessário e importante receber apoio e construir parcerias também. O GACC tem muito a contribuir para nosso estado e para região Norte, e ao longo dos últimos anos tenho percebido o quanto a instituição está mais fortalecida e preparada para apoiar a sociedade.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.