Videoclipes amazonenses são destaque na premiação da segunda edição do Festival de Cinema Close

0
33

A segunda edição do Close, festival de cinema dedicado a produções audiovisuais voltadas para temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ chegou ao fim esta semana. A programação apresentou durante três semanas 28 filmes de ficção, documentários e videoclipes de todo o país.

Entre os destaques estão os videoclipes amazonenses “Tens Cuidado”, de Aurora Boreal, que ganhou prêmio especial do júri especializado, e “Sempre Assim”, de Beatriz Procópio, que recebeu menção honrosa pela exploração eficaz e coesa de elementos visuais e musicais da obra. A Mostra Óscar Ramos de Videoclipes, inédita no festival, é um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Edital LGBTQIAPN+ N° 003/2024, viabilizado pelo Conselho Municipal de Cultura / Prefeitura de Manaus.

O Festival Close é uma realização da Cacique Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O idealizador e produtor do CLOSE, Wallace Abreu, faz um balanço extremamente positivo da segunda edição do festival.

“Foram apresentados filmes de muita qualidade, com mensagens importantes, e que puderam ser vistos por novos espectadores. Mais uma vez o CLOSE cumpriu sua missão que é dar visibilidade e ser um espaço aberto para a disseminação das produções audiovisuais com a temática LGBTQIAPN+. Quando se trata de fomento às produções locais isso fica mais evidente. Na primeira edição tivemos dois prêmios distribuídos para obras amazonenses. Em 2025 já foram cinco”, disse.

Segundo Wallace Abreu, a terceira edição do festival já está confirmada para junho de 2026, Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. Ele adianta algumas das novidades da próxima edição, como a ampliação da premiação. “Serão oito premiados por mostra, divididos nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, além de dois prêmios de Melhor Atuação, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção de Fotografia. A exceção serão as mostra de documentários e videoclipes que, ao invés de dois prêmios de atuação terão a inclusão dos prêmios de Melhor Montagem e Melhor Designer de Som”, destaca.

Outra novidade é a inserção na programação das sessões de debates sobre os filmes concorrentes, com a participação dos jurados, diretores das obras locais ou nacionais presentes e um mediador especializado. “Essa foi uma demanda do público que a organização acatou e vai inserir no próximo ano”, informa.

Confira a lista de premiados:

Mostra Óscar Ramos de Videoclipes

Melhor Videoclipe – Júri Oficial: GELEIA DE MORANGO – Dir. Ana Choueiri

Melhor Videoclipe- Júri Popular: SOBROU PRA VC – Aqno – Dir. Adrianna Oliveira

1º Prêmio Especial do Júri: CANA QUEIMADA DE DESEJOS – Sávio Sabiá, Dir. Ricardo Sékula e Sávio Sabiá

2° Prêmio Especial do Júri: TENS CUIDADO – Aurora Boreal ft. Márcia Siqueira, Dir. Gabriel Leão e Paulla Baçal

Pela exploração eficaz e coesa de elementos visuais e musicais da obra, Menção Honrosa à SEMPRE ASSIM – Beatriz Procópio, Dir. Gandhi Tabosa

Mostra Manuella Otto de Documentários

Melhor Filme – Júri Oficial: A BOLHA – Dir. Caio Baú

Melhor Filme – Júri Popular: Márcia Antonelli – Das palavras à Sobrevivência – Dir. Mariellen Kuma

1º Prêmio Especial do Júri: NEON – Dir. Daniel Petrillo

2º Prêmio Especial do Júri: TRAVANDO LUTAS – Dir. Beni Campos

Pela relevante e necessária abordagem a trajetória de luta e resistência de uma personagem notória da literatura independente no estado do Amazonas, Menção Honrosa à MÁRCIA ANTONELLI – DAS PALAVRAS À SOBREVIVÊNCIA- Dir. Mariellen Kuma

Mostra Nei Szafir de ficção

Melhor Filme – Júri Oficial: MÃE – Dir. João Monteiro

Melhor Filme – Júri Popular: O EXTRAORDINÁRIO EVANESCER- Dir. Nicka

1º Prêmio Especial do Júri: DEPOIS DO PONTO FINAL – Dir. Rafael Aguiar

2º Prêmio Especial do Júri: O QUE É DE CÉSAR – Dir. Marcos José

Pela abordagem estética e narrativa, que entrelaça crítica social, identidade regional e linguagem cinematográfica autoral, Menção Honrosa à AMERICANA- Dir. Agarb Braga.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.