sexta-feira, 3 maio, 2024
sexta-feira, 3 maio, 2024

Virologista da Fiocruz Amazônia descarta subvariante BQ.1 da Covid-19 no Amazonas

Em

O virologista Felipe Naveca, coordenador do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes ou Negligenciados, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), descartou nesta terça-feira, 8/11, a possibilidade de que o aumento do número de casos positivos de Covid-19 registrado nos últimos dias, no Amazonas, esteja associado à subvariante BQ.1, derivada da Ômicron e identificada recentemente. Segundo ele, à nova subvariante deriva de uma linhagem anterior, a BA.5, e está relacionada ao aumento de casos na Europa e nos Estados Unidos. No entanto, no Amazonas, as pesquisas ainda não evidenciam essa relação.

“Por conta do aumento da BQ.1 na Europa e nos EUA, foi emitido um alerta para monitorar o avanço desta linhagem em outros países. Como nós estamos vendo, existe um aumento de casos no Amazonas, mas ele não está associado até o momento com o avanço da BQ.1”, afirma, citando a existência de outra sublinhagem, a BA.5.3.1. “A BA.5.3.1, até agora, é a linhagem que corresponde a 94% dos casos no Amazonas, no período mais recente analisado (até 21/10/2022). Em virtude das mutações que encontramos nessa linhagem, pedimos ao comitê responsável pela classificação que seja criada uma designação própria, o que será avaliada nas próximas semanas, adianta Naveca.

O especialista, entretanto, destaca que a notícia mais importante é que, mesmo sendo a BQ.1 ou BA.5.3.1 mutante, o que está ocorrendo é um aumento de casos mas não de casos graves. “Essa é a informação mais importante nesse momento. Precisamos continuar monitorando para ver como vai se comportar a curva de casos nas próximas semanas, felizmente não temos o aumento de casos graves. Isso mostra que a imunidade adquirida pela população, principalmente através da vacinação, continua nos protegendo. No entanto, é fundamental que aqueles que estejam devendo dose de reforço sejam vacinados.”

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.