Novos dirigentes do TJAM tomam posse no Teatro Amazonas

0
372

Os novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tomaram posse nesta segunda (4), para um mandato que se estenderá até o dia 2 de janeiro de 2023: o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, volta ao cargo de presidente da Corte; a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo tomará posse no cargo de vice-presidente; e o desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro será empossado como corregedor-geral de Justiça.

A cerimônia aconteceu às 10h, no Teatro Amazonas, em formato híbrido – com algumas autoridades participando de forma remota – e transmissão pelo canal do TJAM no YouTube. O ato solene foi conduzido pelo desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que conclui o mandato de presidente da Corte Estadual.

Os três magistrados foram aclamados em sessão do Pleno realizada no dia 12 de abril deste ano, e substituem a gestão formada por Domingos Chalub (presidente), Wellington Araújo (vice-presidente) e Nélia Caminha Jorge (corregedora-geral de Justiça), cuja administração começou e foi concluída enfrentando a pandemia de covid-19. A desembargadora Carla Reis, integrou a gestão como vice-presidente da Corte até maio deste ano, quando foi eleita para compor a gestão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), nos cargos de vice-presidente e de corregedora, sendo substituída por Araújo.

Pascarelli e Graça Figueiredo já foram presidentes do Tribunal de Justiça do Amazonas e, em regra, não poderiam ser eleitos para os principais cargos diretivos da Corte, exceto para “mandato tampão”, como é o caso do período que se inicia.

Esse mandato de apenas seis meses, que será concluído em 2 de janeiro de 2023, foi instituído para permitir que, a partir de então, todas as gestões do Judiciário amazonense comecem no início do ano e não mais em julho, o que dificultava a administração e o exercício financeiro do período.

A proposta aprovada do “mandato tampão” se baseou no princípio da eficiência na administração pública e para a melhor transição dos cargos de direção. Com a mudança, buscou-se melhorar a disposição da norma para a posse dos novos dirigentes em janeiro seguinte ao término do mandato de seus antecessores, ou seja, iniciando o ano, bem como o exercício financeiro.

Confira as fotos da cerimônia

Governador do Amazonas, Wilson Lima, e a primeira-dama Taiana Lima
Desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo empossada no cargo de Vice-Presidente do TJAM
Primeira Dama do Estado Taiana Lima e Taiko Nakajima Fernandes
Desembargador Flávio Pascarelli com os casais Taiko e José Fernandes Jr e Lilian e Ronne Stone
Desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro empossado como Corregedor-Geral de Justiça e o advogado Marco Choy
Joanna Cohen e Felipe Pascarelli
Desembargador Hamilton Saraiva com o Presidente da Amazon, Dr Luís Márcio Albuquerque, e os juizes Lúcia Viana e Eliezer Fernandes Jr
Adriana Lo Prestti, com os magistrados Roger Almeida, Fabrício Marques e Amaro Lima
Desembargador Flávio Pascarelli com a magistrada Elza Vitória e o Conselheiro de Contas Mário de Mello
Desembargador Flávio Pascarelli, presidente empossado do Tribunal de Justiça do Amazonas com o magistrado Cássio Borges e o advogado Charles Garcia
Desembargador Flávio Pascarelli, presidente empossado do Tribunal de Justiça do Amazonas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.