domingo, 19 maio, 2024
domingo, 19 maio, 2024

A arte e os benefícios de saber respirar bem

Em

Respirar é algo fundamental para a vida humana. Isso todo mundo concorda! Mas você sabia que poucos são os que respiram corretamente? Comer, exercitar-se, cuidar da cabeça e do corpo, nada disso importa se você não soube respirar.

Parece básico, mas não é. Ou você respira ou não, e daí acaba morrendo. Em tempos de Coronavírus, isso se torna ainda mais essencial. Daí o porquê de termos tantos exercícios que cadenciam o ritmo respiratório e melhoram o estado de saúde e o controle de alguns males.

É respirando bem que evitamos que probleminhas, como nariz entupido e ronco, acabem tornando-se situações mais graves. Na entrevista a seguir, o otorrinolaringologista Álvaro Siqueira explica mais sobre o assunto. Confira:

Álvaro Siqueira – otorrinolaringologista

Quais as principais causas de problemas respiratórios? Seria uma ‘má respiração’?

As principais causas dos problemas respiratórios relacionados ao nariz e seios da face são desde os simples sintomas gripais, que em período curto pode melhorar até mesmo sem tratamento algum, até infecções por vírus, bactérias ou por uma reação alérgica a fatores ambientais, tais doenças são chamadas de rinossinusites. Geralmente têm sintomas obstrutivos nasais, com produção de secreção, espirros, febre, dor de cabeça, dor no rosto e até na arcada dentária superior. As rinossinusites causam uma piora temporária da qualidade da respiração e devem ser diagnosticadas pelo otorrinolaringologista e tratadas de forma individualizada para cada doente, levando em consideração a etiologia (causa). A dica é dizer não à automedicação.

Um problema respiratório simples pode evoluir para doenças ainda mais graves?

Sim, uma pessoa que não respira bem pelo nariz, principalmente em crianças, pode trazer consequências como alterações do rosto, ficando alongado, lábio superior curto, alteração do palato duro e alteração da dentição, além de interferir no ganho de peso, aumento da estatura e queda do rendimento escolar. A respiração forçada pela boca devido ao nariz obstruído leva ar não filtrado para os brônquios e pulmões, podendo causar doenças como bronquite, pneumonias e asma. Nos adultos é comum o baixo rendimento nas suas atividades habituais, no trabalho costuma se ausentar muitas vezes, podendo ter prejuízo financeiro ou até mesmo ser demitido, além de ter uma qualidade ruim do sono.

Um dos problemas mais comuns relacionados à respiração é o ronco. Por que isso ocorre? Existe cura?

O sono é um mecanismo fisiológico do corpo para que os órgãos funcionem num ritmo mais lento para que assim possamos descansar. Vários órgãos estão envolvidos numa boa qualidade do sono. Eu, como especialista na área de otorrino, percebo que a principal causa de ronco diagnosticada é a obstrução da via aerodigestiva superior, desde doenças mais simples (rinite e sinusite) até as mais complexas (desvios de septo nasal, aumento das amígdalas e adenoide, pólipos nasais).

Todas as causas têm tratamento, desde mudanças ambientais e de hábitos, ao uso de remédios para cada caso e cirurgia para os mais graves. Hoje, também dispomos de dispositivos como o CPAP, por exemplo, mecanismo que gera uma pressão positiva que abre as vias aéreas, elimina o ronco e ajuda o organismo a ter uma boa oxigenação como um todo.

Existem outras causas para justificar o ronco e a apneia, sendo necessário um exame chamado polissonografia para saber de forma exata onde está o problema. É válido lembrar que o tratamento para o ronco deve ser individualizado e com abordagem de vários profissionais da saúde como exemplos: otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, cardiologista e fisioterapeuta.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.