domingo, 26 maio, 2024
domingo, 26 maio, 2024

Alimentos que podem ajudar a controlar a oleosidade da pele

Em

“Você é o que você come!”. Sim, essa frase é dita aos quatro ventos por profissionais de saúde. E isso se aplica para a saúde do coração, do cabelo, da pele em si, de todo o corpo! E embora não seja agradável renunciar a alguns dos alimentos mais gostosos para o paladar, é importante lembrar que eles não são tão bons assim para o organismo, já que o que os tornam tão apetitosos são as químicas realçadoras de cor, aroma e sabor.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existe sim uma relação entre os alimentos consumidos e a oleosidade da pele. Segundo a SBD, essa ligação acontece devido a ativação do eixo “insulina-IGF 1-mTORC1” que, na prática, liberam uma série de reações que aumentam a oleosidade da pele quando o corpo ingere alimentos com alto índice ou carga glicêmica, como o arroz refinado, os derivados do trigo branco ou as porções ricas em açúcares.

Os vilões da oleosidade

Dentro desta categoria entram os junk foods e as opções com excesso de carboidratoscomo pizzas, frituras, hambúrgueres e alimentos ultraprocessados, como salsichas e bolachas recheadas. “Esses alimentos contribuem para o mal funcionamento do organismo como um todo. Por ser pobre em vitaminas e fibras, deixa o intestino preguiçoso e aumentam o sebo produzido naturalmente pela pele. Por consequência, os poros ficam bloqueados e surgem os cravos e as espinhas”, explica o Dr. Suélio Ribeiro, enfermeiro, esteticista e embaixador da Raavi Dermocosméticos.

Os carboidratos se transformam em açúcar e energia no corpo, como um combustível. Isso é algo bom, mas, quando consumido em excesso, ou nas versões refinadas ou com algo índice glicêmico, liberam a glicose de forma muito rápida no organismo. “Tão rápida que essa máquina, o corpo, não consegue acompanhar o ritmo. Isso gera aquela indisposição quase que imediata e, a longo prazo, aumento de peso e alterações hormonais, que podem ser vista nos cabelos, nas unhas e em toda a pele”, explica Ribeiro.

É alimento, e é amigo da pele

Mas, se de um lado existem esses alimentos que prejudicam a oleosidade da pele, a pergunta que fica é: existem alimentos que ajudam a controlar a oleosidade? E a resposta é um retumbante SIM! De acordo com o esteticista e enfermeiro Dr. Suélio Ribeiro, há uma lista de alimentos que são aliados da pele e podem ajudar a controlar a oleosidade da pele devido às suas propriedades nutricionais. Conheça:

E há, ainda, sugestões de comidas que podem ‘enganar’ o cérebro quando bate aquela vontade de alimentos mais gordurosos. “Eu, como profissional, sempre vou defender uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e amigas do organismo. Mas, como pessoa, também entendo que muitas vezes, após um dia cheio ou uma semana ‘daquelas’, ninguém quer chegar em casa e comer uma maçã. São nesses momentos que temos que fazer escolhas inteligentes, que driblam a vontade de comer algo que seja muito gostoso e saudável ao mesmo tempo”, indica o profissional. Anote as dicas e receitinhas:

– Levou um fora e quer reproduzir aquela clássica cena de filme, após um término romântico, no qual o protagonista devora um pote de sorvete? Sem problemas: mantenha no freezer um sorvete saudável. Para isso, deixe frutas higienizadas e congeladas. Bata tudo no liquidificador com leite vegetal ou água de coco, até conseguir a consistência desejada. Despeje em forminhas ou naquele pote grande. Esse sorvete pode ser consumido sem culpa!

– Final de semana chegou e a sua vontade é se jogar no sofá e maratonar uma série comendo uma pizza? É claro! Aqui vai uma sugestão que fica pronta rapidinho e sacia: misture 2 colheres de sopa de tapioca com 2 ovos e uma pitada de sal. Bata bem e leve para a frigideira em fogo baixo, para cozinhar. Vire para deixar os dois lados no ponto. Depois, cubra com molho de tomate, queijo, tomate, orégano ou outro condimento de sua preferência, e é só se deliciar!

– Deu preguiça de preparar uma refeição e o paladar está “pedindo” um hambúrguer? Monte um lanche com pão integral recheado com folhas verde escuras, queijo magro e um hambúrguer vegetal, feito com lentilha, quinoa e cenoura. Aliás, as versões feitas em casa são muito mais gostosas que qualquer molho especial industrializado!

– Se para você, “sextar” significa petisco, a dica é salgadinho de grão de bico. Para isso, cozinhe os grãos, tempere com lemon pepper ou páprica defumada, e deixe assar até ficar crocante. É uma delícia!

– Para aquela vontade louca de chocolate na TPM, basta optar por versões amargo ou meio amargo e, de preferência, escolha sempre opções com 70% de cacau ou mais em sua composição.

Aliados da rotina

Além de manter essa listinha de alimentos proibidos longe do carrinho e driblar a vontade de junk food do cérebro, é importante manter uma rotina de cuidados com a pele, com produtos que ajudem a controlar a oleosidade.

Segundo Ribeiro, quem possui pele oleosa deve se atentar a três passos importantes na rotina diária: limpeza, hidratação e proteção. A indicação do profissional é a linha Controle da Oleosidade da Raavi Dermocosméticos, que com apenas três produtos, traz o cuidado essencial necessário exclusivamente para a pele oleosa. A linha vêm com Sabonete Líquido Facial, Tônico Adstringente Facial e Sérum Facial. entre os ativos da linha Controle da Oleosidade estão o Ácido Glicólico (que tem a capacidade de promover um efeito renovador à pele), o Ácido Salicílico (que atua como regularizador da oleosidade e também é um anti-inflamatório potencial) e o Mentol, que proporciona uma sensação de refrescância e bem-estar. “A ideia de usar vários produtos de uma mesma linha também facilita a ‘compreensão’ dos ativos pela pele, além de contribuir com a renovação celular, hidratação e reequilíbrio do pH da pele”, conta o profissional.

“Conseguir likes sem filtros, por sua beleza natural, é o verdadeiro sucesso. E para conseguir tal feito, uma coisa depende da outra: bons produtos aliados à boa alimentação e hidratação”, finaliza o profissional. O segredo, então, não exige nenhuma receita mirabolante: basta seguir os conselhos do seu dermatologista, manter uma rotina de skincare com produtos adequados à sua pele e comer de forma adequada. Nem que, para isso, seja necessário dar uma pequena enganada do bem no seu cérebro!

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.