segunda-feira, 6 maio, 2024
segunda-feira, 6 maio, 2024

Aneurisma cerebral: este diagnóstico pode salvar vidas

Em

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10 a 15 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes no mundo são acometidas por aneurisma cerebral. Em muitos pacientes, o aneurisma não-roto pode ser totalmente assintomático e pode ser tratado sem deixar nenhuma sequela.

O aneurisma é uma dilatação vascular, semelhante a uma bolha, com elevado risco de rompimento em diversas situações, levando a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico que apresenta um fortíssima dor de cabeça como principal sintoma seguido de perda de consciência, coma ou até mesmo morte.

“Como a doença é silenciosa, somente um exame de imagem pode identificar o aneurisma cerebral. A angiotomografia computadorizada e a angiorressonância têm sido grandes aliadas no combate a essa enfermidade por permitir o diagnóstico antes do rompimento e, a partir da detecção, definir o melhor tratamento”, afirma Dr. Luís Antônio Tobaru Tibana, especialista da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI).

Segundo a Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica, é estimado que 98% dos pacientes com aneurisma cerebral detectado antes do rompimento quando passam pela cirurgia ou embolização têm suas vidas preservadas.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.