quarta-feira, 1 maio, 2024
quarta-feira, 1 maio, 2024

Antônio Andrade é afastado do cargo de Presidente do Boi Garantido

Em

Na noite de sexta-feira (23), o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, e a vice-presidente, Ida Silva, foram afastados de seus cargos pelo Conselho Fiscal do boi-bumbá. A decisão foi tomada levando em consideração indícios de infração dos deveres dos cargos ocupados pelos dois. O diretor administrativo do bumbá, Adson Silveira, assume como presidente interino.

O afastamento do presidente e vice-presidente foi solicitado por meio de um documento emitido pelo Conselho Fiscal na quarta-feira (21). O pedido também incluiu a saída de toda a mesa-diretora que compõe o Boi Garantido, agremiação tradicional do estado do Amazonas. No documento, o conselho avalia a gestão da atual diretoria como temerária e omissa. E completa, que há uma falta de transparência dos recursos públicos destinados ao boi-bumbá.

Confira trecho do documento: “Venho através deste trazer ao conhecimento do Ministério Público do Estado do Amazonas que este Conselho Fiscal da AFBBG/IBBG, protocolou junto ao Conselho de Ética da AFBBG/IBBG e a Diretoria da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, Pedido de Afastamento do Presidente, Vice-Presidente e toda sua Diretoria, por gestão temerária, omissão e falta de transparência na aplicação de recursos públicos. Isso posto, requeremos sejam tomadas providencias cabíveis para punir os responsáveis por todo descalabro realizado pela Diretoria do Boi Garantido”.

O documento foi protocolado junto ao Conselho de Ética da AFBBG/IBBG e à Diretoria da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido.

A notícia do afastamento do presidente Antônio Andrade foi comunicada pelo presidente do Conselho de Ética da agremiação folclórica, Gerson de Oliveira Rodrigues. O comunicado ocorreu durante a realização do Ensaio Técnico do Garantido, no curral Lindolfo Monteverde.

O ofício endereçado a Antônio Andrade não menciona explicitamente as razões para o afastamento, mas estabelece um prazo de dez dias para que ele apresente sua defesa.

Com a nomeação de Adson Silveira como presidente interino, a expectativa é de que a agremiação tome as medidas necessárias para garantir a continuidade das atividades e preparar-se adequadamente para a participação no festival. Enquanto isso, o Boi Garantido passa por um momento de transição e espera-se que o novo comando promova ações para restabelecer a confiança da comunidade e assegurar a transparência na gestão dos recursos públicos destinados ao boi-bumbá.

 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.