quinta-feira, 20 junho, 2024
quinta-feira, 20 junho, 2024

Avião Solidário transporta de Manaus para São Paulo ariranha ameaçada de extinção

Em

Avião leva ariranha de Manaus para São Paulo. Um macho de ariranha (Pteronura brasiliensis) recebeu um novo lar na última quarta-feira (23), após ser transportado gratuitamente de Manaus para São Paulo/Guarulhos pelo programa Avião Solidário da LATAM. Há mais de 10 anos, o programa coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.

A ariranha foi resgatada em maio deste ano no município de Uarini, interior do Amazonas, e encaminhada para cuidados dos profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. Por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, os veterinários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), decidiram que o seu melhor destino seria o Parque Ecológico de Americana, interior paulista, que dispõe de experiência e estrutura para receber, conservar e parear a espécie.

Saiba mais

O transporte de Manaus para São Paulo também atende à estratégia dos Programas de Cativeiro Oficiais, coordenados pelo ICMBio e pela AZAB, para organizar o manejo de espécies, orientar as melhores destinações e pareamentos, além de traçar um planejamento de longo prazo.

O animal foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo que partiu de Manaus às 3h (hora local), realizou uma conexão em Brasília, e foi desembarcado em São Paulo/Guarulhos às 10h50 (hora local). De lá, foi transportado via terrestre pelos profissionais do Parque Ecológico de Americana. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 3,9 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para sete horas um percurso que levaria mais de 55 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal. Nos próximos dias, o animal será solto em seu novo recinto.

Avião leva ariranha

Com o transporte do macho de ariranha, chega a 55 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.

Além dos 55 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas e 758 pessoas, e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.