quarta-feira, 1 maio, 2024
quarta-feira, 1 maio, 2024

 Brasil Eco Fashion Week chega em sua 6º edição

Em

 

CoCriar o Futuro – este é o tema da 6ª Brasil Eco Fashion Week (BEFW), semana de moda sustentável cuja abertura é no dia 30 de novembro na Unibes Cultura. De 1º a 3 de dezembro, as atividades devem ocupar o Senac Lapa Faustolo e, de 4 a 6 de dezembro, com workshops realizados na Unibes Cultural.

 

“A BEFW tem como propósito nutrir o ecossistema apresentando processos produtivos e criativos, conectando os negócios da moda a uma cadeia de suprimentos inovadora e sustentável e aproximar as marcas dos consumidores”, explica Rafael Morais, diretor executivo da plataforma Brasil Eco Fashion (BEF), realizadora o evento.

 

Portanto, Cocriar o Futuro é uma chamada para fomentar a colaboração entre os pequenos e os grandes atores da moda sustentável, debatendo estratégias para a inovação de produtos e para mais interações e diálogo com os clientes. Trata-se de se adequar para ser mais competitivo em uma indústria que deve crescer US$ 9,81 bilhões em 2025 e chegar a US$ 15 bilhões em 2030, de acordo com relatório Global Ethical Fashion Market da The Business Research Company.

 

Nesta 6ª edição, o evento reúne 20 desfiles, 18 painéis, 30 workshops, além de instalações temáticas. Estão em pauta os pilares da moda sustentável como a preservação ambiental, o desenvolvimento social e econômico. Entre os temas há inovação têxtil, ciência e conhecimento, resgate cultural, circularidade, certificações, upcycling, reciclagem e descarte de resíduos. O mercado de consumo e de cultura são abordados com temas como inovações digitais que incluem e-commerce, rastreamentos, NFTs e metaverso, entre outras

 

Um evento de moda com representações de todas as regiões do Brasil

 

Em sua jornada, o BEFW já reuniu cerca de 150 marcas orientadas pela sustentabilidade. Entre as marcas selecionadas para a edição, 20 terão destaque na passarela, entre elas: a Alme (Rio Grande do Sul), a Demodê (Maranhão), a Ludimila Heringer (Pará), collab Rani + Comas (São Paulo), Woolmay Mayden (São Paulo), Sau Swin (Ceará) e VB Atelier (Rio de Janeiro). Entre as marcas que já desfilaram na BEFW Milão, na Itália, participam da 6ª BEFW a Libertees (Minas Gerais), a Rico Bracco (Rio Grande do Sul) e a Vestô (Rio de Janeiro). Em destaque, há o primeiro desfile de brechó no evento. A marca Repassa (São Paulo) expõe seus looks com algumas das 600 mil peças em estoque e ressalta que o mercado de segunda mão é o que mais cresce entre a Geração Z e os Millennials (dados GlobalData, 2022). Também na passarela, a Pantys (São Paulo) apresenta suas calcinhas absorventes, laváveis e reutilizáveis. Esta é a primeira marca brasileira a lançar uma coleção NFTs, entrando no mercado de tokens não fungíveis, com idéia de construir conteúdo no universo feminino também no metaverso.

 

O evento conta com a abertura da futurista Lala Deheinzelin, pioneira da Economia Criativa no país abordando o tema “CoCriar o Futuro”. Nos painéis, há destaque para Luciana Duarte, da Ethical Fashion Brazil, que mediou debate sobre o tema “Moda Sustentável no Brasil” na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27) no Egito.

 

O destaque internacional é para a palestra performática “Enqakunaq Kunpi P’achan – Os Trajes Reais dos Incas”, uma imersão pela moda palaciana de Cusco do século 15, onde as pessoas vestidas são os próprios descendentes dos incas. Quem ministra é Adrian Llave Inca Yachachiq, pesquisador da história andina. O historiador lidera o workshop para designers que querem usar de forma coerente o seu próprio legado cultural para recriar novas formas de produtos na moda contemporânea. Sobre tendências, Giovana Cornacchia e Mariah Cidral, da Clémente Paris, realizam workshop “Cool Hunting e Sustentabilidade” para evidenciar as perspectivas e o esforço da Europa em ser cada vez mais sustentável no campo ambiental, social e econômico.

 

Durante esta edição, será apresentado o resultado do 1º Programa de Moda Circular e Inovação BEFW, projeto realizado com Curadoria da equipe de especialistas em circularidade e sustentabilidade do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção do SENAI CETIQT.

O evento tem patrocínio master da Renner e do Mercado Livre, e patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Nacional e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac. Vale destacar que desde a primeira edição, a BEFW – semana de moda sustentável – tem recebido apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT em diferentes ações como convite de compradores e da imprensa internacional. Também tem as parcerias com o programa Texbrasil da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, para internacionalização de marcas e produtos nacionais, além da Associação Brasileira de Estilistas – Abest.
Brasil Eco Fashion Week — Calendário

Abertura 30 de novembro – 14h30

Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500

De 1º a 3 de dezembro de 2022 – 11h às 20h

Senac Lapa Faustolo, R. Faustolo, 1347

De 4 a 6 de dezembro de 2022 – 10h às 19h
Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.