sexta-feira, 24 maio, 2024
sexta-feira, 24 maio, 2024

Câncer de Pênis no Brasil: uma triste realidade

Em

por Dra. Bárbara Melão

O câncer de pênis é um câncer raro em todo mundo, correspondendo a menos de 1% das neoplasias malignas diagnosticadas. Mas no Brasil temos um triste realidade: o número de casos ainda é grande e a incidência da doença chega a ser duas vezes maior que no resto do mundo. As regiões Norte e Nordeste lideram o ranking e, aqui, o número pode chegar a 16% dos cânceres.

A doença é mais frequente em idosos e suas principais causas são: presença de fimose, infecção pelo HPV, má higiene do pênis e tabagismo. Uma questão importante (e intrigante) é que essas são causas evitáveis. Exatamente por isso a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) dedicou o mês de Fevereiro em prol ao câncer de pênis, visando a divulgação do problema e conscientização da população numa tentativa de mudarmos essa realidade no país.

Toda terça-feira às 19h de Brasília (18h do horário local), acontecerão lives no portal oficial da SBU (@portaldaurologia) contando com urologistas que abordarão o tema e tirarão as principais dúvidas sobre o assunto. No dia 16 de fevereiro estarei junto com o Dr. Rui Mascarenhas falando sobre como diagnosticar câncer de pênis e aqui já vai uma importante dica: lesões penianas que não somem mesmo com tratamento, devem levantar suspeita e devem ser avaliadas!!

O câncer de pênis é uma doença que pode ser evitada de maneira simples e o melhor método de prevenção que temos, ainda hoje, é a água e sabão, ou seja, simplesmente lavar o pênis diariamente. Além disso, a vacinação dos nossos jovens contra o HPV terá, no futuro, papel importante na diminuição dos casos, assim como na diminuição dos casos de câncer de colo de útero, que também é causado pelo vírus. A adequada divulgação e entendimento da fimose e a conscientização que seu tratamento é importante para prevenirmos esse tipo de câncer, também faz parte do objetivo das campanhas.

O conhecimento do problema é primordial para que a mudança ocorra. Divulgue a campanha e participe conosco!

Dra. Bárbara Melão – urologista
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.