domingo, 28 abril, 2024
domingo, 28 abril, 2024

Casa Vogue mostra a estreia de Nildo José em solo europeu

Em

O arquiteto baiano Nildo José estreou em uma mostra de decoração paulistana há quase sete anos. Desde então, seu trabalho, que ilustra a capa da edição de abril de Casa Vogue, repercutiu mundo afora por meio das redes sociais, acumulando visualizações e compartilhamentos. Esse primeiro reconhecimento serviu como combustível para os projetos seguintes, que reverberaram continuamente, extrapolaram o digital e foram parar no papel. E justamente durante um afetuoso virar de páginas de uma revista francesa, um empresário de Paris, prestes a iniciar obras em sua nova casa em Neuilly-sur-Seine, deparou com um dos mais recentes projetos de Nildo.

Apaixonado pelo design do Brasil, o francês contratou o escritório brasileiro, com sede em São Paulo para remodelar sua residência de 480 m2. Em 2020, pouco antes de Paris adotar o lockdown, Nildo e sua equipe iniciaram o redesenho do layout da construção original do séc. 20. “A pandemia impediu nossa visita inicial. Acabamos realizando todo esse projeto à distância”, comenta o arquiteto.

A maior parte da reforma, executada por uma empreiteira parisiense, se concentrou nos pavimentos sociais, que ganharam amplitude e luz natural. Nildo acompanhou tudo cuidadosamente através da internet, durante dois anos. Ao longo do processo, surpreendeu-se pelas oportunidades que o Velho Continente oferece. “Um mundo novo se abriu para mim. São diferentes acabamentos, uma gama muito grande de produtos… Procuramos trazer a brasilidade na composição, mas trabalhamos prioritariamente com o que é local”, afirma.

Como consequência, no mobiliário, ele privilegiou peças icônicas do design europeu, amparadas por estruturas desenhadas especialmente para o projeto e produzidas na região. Entre elas, a impactante estante do living, a verdadeira estrela do projeto.  Do Brasil, vieram alguns poucos móveis assinados por

Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro e Lina Bo Bardi. “Eles me lembram uma espécie de Bauhaus revisitada, o que não é de estranhar, visto que muitos modernistas têm origem europeia”, comenta o proprietário. Em setembro de 2022, Nildo finalmente desembarcou em Paris para concluir o décor, guiado pelo olhar apurado que faz seu nome ressoar em longas distâncias.

A matéria na íntegra pode ser conferida em Casa Vogue de Abril, disponível nas bancas de todo o país e em versão digital.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.