terça-feira, 20 fevereiro, 2024
terça-feira, 20 fevereiro, 2024

Casarão de Ideias anuncia expansão e celebra atividades promovidas em 2023

Em

O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) encerra o ano de 2023 celebrando conquistas, mas já ‘de olho’ em 2024. Isto porque, a partir do próximo ano, o espaço que reúne arte, gastronomia e economia criativa contará com uma expansão que irá abrigar uma nova sala de cinema, e também uma livraria que contará com títulos regionais e nacionais.

“É com muito orgulho que anunciamos a expansão do Casarão de Ideias, um espaço que respira cultura nos seus mais diversos segmentos. Fechamos uma parceria com a casa ao lado do Casarão, e vamos ampliar a nossa estrutura física. Teremos mais uma sala de cinema, com a exibição de mais títulos, e também contaremos com uma livraria. Manaus tem poucas opções para quem gosta de livros físicos e títulos diferenciados. Então, essa expansão vem para suprir também essa lacuna”, comenta João Fernandes, diretor do CCCI.

Ainda para 2024, João garantiu a realização do Festival Literário do Centro (Flic), do Te Encontro na Barroso, do Cine Casarão Festival e também a volta do Mova-se Festival de Dança. “Esses eventos já são marca registrada do Casarão de Ideias, e o público aguarda por eles. Por isso já estamos nos programando para a realização de todos, fomentando cada vez mais cultura, entretenimento, lazer e, claro, a economia criativa”, completa ele.

Balanço

Em abril de 2023, houve a primeira edição do Festival Literário do Centro (Flic) que reuniu, ao longo de quatro dias, 8.500 mil pessoas. Ao todo, 18 barracas foram montadas fomentando o empreendedorismo local, e 25 autores puderam lançar suas obras. Além disso, o evento contou com nomes fortes da literatura nacional como o do imortal Ailton Krenak.

Já no mês de agosto, foi a vez do Te Encontro na Barroso, que reuniu 12 mil pessoas, sendo recorde de público. O evento já se consolidou no calendário da cidade, e contou com 13 atrações musicais, além de expositores criativos e espaço gastronômico.

E em outubro, ocorreu a primeira edição do Cine Casarão Festival com a exibição, na rua, de forma gratuita e com o apoio da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, de 30 títulos, dentre eles ‘A Festa de Léo’, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo; ‘Noites Alienígenas’, de Sérgio de Carvalho; ‘O Dia Que Te Conheci’, de André Novais Oliveira; ‘Saudosa Maloca’, de Pedro Serrano e ‘Terruá Para’, de Jorane Castro. O evento reuniu 3.500 mil pessoas.

“Ainda no quesito cinema, recebemos do Expocine 2023, maior encontro do mercado de cinema da América Latina, um prêmio na categoria Exibição, por priorizar em nossa programação filmes nacionais e regionais. Isso tudo nos leva a crer que estamos no caminho certo! Viver de arte, de cultura, de economia criativa é um desafio, mas nós vamos seguir tentando todos os dias”, finaliza João Fernandes.

Atualmente, o Centro Cultural Casarão de Ideias conta com um café, um espaço gastronômico (Jardim de Roselle), uma sala de cinema, além de uma loja colaborativa. Em 2023, somando o público dos eventos, mais os visitantes do espaço, o local recebeu, aproximadamente, 100 mil pessoas, de janeiro até a primeira quinzena de dezembro.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.