terça-feira, 30 abril, 2024
terça-feira, 30 abril, 2024

Comarca de Novo Airão ganha novo prédio para o Fórum de Justiça

Em

Tendo iniciado sua carreira como magistrado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), em 2015, na comarca de Lábrea, Túlio de Oliveira Dorinho já exerceu a função de juiz substituto em Canutama, Pauini, Boca do Acre, dentre outras. 

Em meados do ano de 2015 concorreu à remoção para comarca de Guajará, na calha do Rio Juruá, vindo a lograr êxito. Assumiu a comarca de Guajará em Outubro de 2015, cumulando as funções de juiz substituto da comarca de Ipixuna e também juiz eleitoral da 45ª Zona Eleitoral. Em 2018 se inscreveu novamente para remoção, para a Comarca de Novo Airão.

Foi somente em 2019 que ele passou a exercer o cargo de juiz da comarca de Novo Airão, no qual se encontra até hoje, cumulando ainda a função de juiz eleitoral da 34ª zona Eleitoral. O município, contudo, por conta de um incêndio, não possuía um Fórum de Justiça desde 2009. Desde então, as instalações do judiciário funcionam dentro do prédio do Conselho Tutelar do município.   

“Quando entrei em exercício na comarca de Novo Airão, tomei ciência da fatalidade que destruiu as instalações do Fórum de Justiça da Comarca. Imediatamente passei a buscar junto ao Tribunal a possibilidade de construção de uma nova sede para o Poder Judiciário local, vindo a conseguir incluir a comarca de Novo Airão no rol das comarcas contempladas com a construção de suas sedes. Porém, com o início da pandemia todo processo foi paralisado. No final de 2021 voltaram as tratativas e neste ano de 2022 a obra foi iniciada”, relembra o magistrado. 

Para Dorinho, que também já cumulou a 1ª vara da Comarca de Iranduba e mais recentemente foi aprovado no Mestrado da UFAM em direito constitucional e direito eleitoral, com a construção prestes a ser concluída e a sede finalmente entregue, o momento não poderia ser de maior alegria. 

“O maior interesse de um Fórum é em atender bem o jurisdicionado, ele precisa acreditar no poder judiciário, na decisão judicial tempestiva, efetiva e na duração razoável do processo. Quando ele procura o Fórum e não encontra um local adequado para exercer seus direitos, a credibilidade fica bastante mitigada. Desde então, meu objetivo tem sido, por todos os meios, garantir um local adequado, não só para os servidores, mas para a própria população”, afirmou. 

Novo Fórum Desembargador Aristóteles Lima Thury

Segundo o juiz, a vitória veio depois de muita luta, mas o resultado agora o reconforta com gratidão e esperança. “Finalmente conseguimos realizar esse sonho. Esperamos que a partir dessa nova casa, Novo Airão continue reproduzindo e exercendo a jurisdição, ajudando ao máximo os cidadãos do município a alcançarem uma resposta rápida e efetiva do judiciário. Volto a dizer, o momento é de gratidão e esperança por dias melhores”, concluiu ele.

 

Ao lado da esposa Marília Feraz, o Juiz da Comarca de Novo Airão Túlio Dorinho.

 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.