segunda-feira, 27 maio, 2024
segunda-feira, 27 maio, 2024

Creches municipais recebem merenda com produtos da agricultura familiar

Em

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 23/3, a entrega dos kits de merenda escolar da agricultura familiar para crianças das creches municipais. Serão 2,3 mil crianças de 1 a 3 anos de idade beneficiadas com itens alimentícios como abacaxi, banana, abobrinha, macaxeira, mamão, limão, laranja, cebola e cenoura. A previsão é que todos os kits sejam entregues até a próxima semana.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, essa ação da prefeitura é mais uma que visa assegurar uma alimentação saudável às crianças, que por conta do isolamento social estão em casa.

“Estão sendo distribuídos 2,3 mil kits para as crianças das creches. A merenda é composta de produtos da agricultura familiar, inclusive com proteína. Esses kits serão enviados às creches e lá os pais dos alunos vão retirá-los. Nesse momento, esse trabalho já está sendo executado por determinação do prefeito David Almeida”, afirma.

Além disso, com a ação, a prefeitura busca evitar problemas que afetem a saúde dos estudantes, uma vez que os produtos hortifrutis são fontes de vitaminas, nutrientes e fibras. A falta deles pode acarretar em imunidade baixa e até doenças.

O chefe de departamento da Semed, Eugênio Coutinho, explicou que os itens fornecidos atendem às exigências nutricionais do Ministério de Educação (MEC) e também foram analisados pelos nutricionistas da Semed, que verificam a qualidade dos produtos distribuídos nas escolas.

“Apesar do período de pandemia, os estudantes da rede municipal de ensino estão com o direito à alimentação saudável assegurado. Além disso, estamos garantindo emprego e renda para o setor rural, mesmo em um período como esse que requer isolamento social. A Semed reiniciou, dessa forma, a programação de trabalho com produtos da agricultura familiar. Serão distribuídos itens de nove associações e cooperativas, contempladas pelos editais públicos da Chamada Pública nº 001/2019, envolvendo mais de mil famílias de produtores rurais, que possuem Termo de Contrato em vigor com a Semed”, pontuou.

Os recursos financeiros para a aquisição dos produtos são repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A lei que rege essa disposição, a de nº 11.947/2009, determina que, no mínimo, 30% dos recursos disponibilizados pelo programa devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.