segunda-feira, 15 abril, 2024
segunda-feira, 15 abril, 2024

Dermatologista Maria de Fátima Maklouf explica o que e como tratar a alopecia

Em

A queda excessiva de cabelo gera preocupação e deve ser investigada. É natural as pessoas perderem até 150 fios por dia, mas o aumento repentino e acelerado pode ser um sinal de alopecia.

Segundo a coordenadora nacional do curso de Dermatologia da Afya Educação Médica e mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Maria de Fátima Maklouf, a alopecia é uma condição que afeta homens e mulheres e que provoca a queda, perda de volume ou interrupção do crescimento do cabelo. Essa condição pode ser passageira ou definitiva, dependendo da causa, diz ela.

Maria de Fátima Maklouf esteve em Manaus para ministrar palestra sobre “Alopecia: A importância da Tricoscopia no diagnóstico”, para médicos e estudantes da área de Dermatologia. A alopecia, ela explica, pode ter diferentes causas, como pós-parto, estresse, alterações hormonais, hereditariedade, entre outros. “A Covid-19, por exemplo, tem como uma das sequelas mais frequentes a queda excessiva de cabelo”, destaca.

Os tipos de alopecia também são variados e cabe ao médico dermatologista identificar a que se encaixa no histórico do paciente e nos exames clínicos. Uma das maneiras de realizar o diagnóstico de alopecia, de acordo com Maria de Fátima Maklouf, é através do exame de tricoscopia, que analisa o couro cabeludo do paciente, através do dermatoscópio.

Esse equipamento permite ampliar a imagem de 10 a 200 vezes, permitindo ao médico uma melhor visualização das estruturas do cabelo e do couro cabeludo. “É um exame simples, realizado no próprio consultório e que não causa nenhum tipo de dor ou desconforto”, observa. Em alguns casos, além do exame de tricoscopia, o médico recorre à biópsia, para fechar o diagnóstico.

Durante palestra em Manaus, Maria de Fátima Maklouf apresentou aos médicos e estudantes do curso de Dermatologia da Afya, casos clínicos de alopecia, analisando imagens de tricoscopia e mostrando a importância do exame no diagnóstico da doença.

O tratamento da alopecia é conduzido pelo dermatologista. Em determinados casos, é feito um trabalho multidisciplinar entre o médico e outros profissionais da saúde, para identificar a causa e realizar o acompanhamento.

Cursos

Em Manaus, a Afya Educação Médica está localizada na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. No local, são oferecidos cursos de pós-graduação na área médica, nas especialidades de Dermatologia, Neuropediatria, Nutrologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Pediatria Geral, Ultrassonografia e Medicina Intensiva.

A instituição também mantém um programa de atendimento gratuito à comunidade. As consultas fazem parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação oferecidos pela Afya Educação Médica e acontecem, todo mês, conforme a programação de aulas.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.