quinta-feira, 9 maio, 2024
quinta-feira, 9 maio, 2024

Em novo livro, Ana Suy faz reflexões psicanalíticas sobre o vazio existencial

Em

Depois do sucesso de A gente mira no amor e acerta na solidão, a psicanalista e pesquisadora Ana Suy retorna às livrarias brasileiras com a nova obra Não pise no meu vazio, publicada pela Editora Planeta. Lançada originalmente em 2017, a autora revisita os textos que escreveu ao longo de dez anos e, partindo da elaboração das próprias faltas, reflete sobre o vazio existencial e a importância deste para inspirar os desejos dos seres humanos.

Aliando literatura e prática psicanalítica, Ana Suy percorre a inconstância da vida e escreve sobre o amor, o ódio, as faltas, os excessos e a dor. Para esta nova edição, a autora revisou os textos já escritos e acrescentou outros inéditos. Dividida em três capítulos, a obra explora tudo aquilo que preenche, esvazia e preenche e esvazia ao mesmo tempo. “O terceiro capítulo é hoje o meu favorito, pois nele o amor parece deslizar de um endereçamento a uma pessoa para se dirigir ao vazio, ao nada, à escrita.”, escreve Ana na apresentação do livro.

Para Rita Manso, que assina um dos prefácios da obra, Não pise no meu vazio acolhe a falta como condição necessária e fundamental da existência. Com capa e ilustrações originais de Julia Panadés, os textos de Ana Suy convidam quem se propõe a ler dar espaço para a imprevisibilidade e a liberdade do amor. Afinal, como encerra Malvine Zalgberg no prefácio que escreve, “estar vivo é uma perpétua incerteza. É uma oscilação contínua entre o cheio e o vazio, entre o que me pertence e o não pertence.”

É um livro sobre excessos, sobre faltas, sobre o vaivém da vida, sobre o amor, o ódio e a dor… É um livro que acolhe o vazio com carinho, como condição necessária e fundamental da existência”

– Rita Manso, psicanalista

FICHA TÉCNICA:

  • Título: Não pise no meu vazio – Ou o livro do vazio
  • Autora: Ana Suy
  • ISBN: 978-85-422-2244-9
  • 208 páginas
  • R$ 54,90
  • Ilustração da capa: Julia Panadés
  • Editora Planeta

SOBRE A AUTORA:

Ana Suy é psicanalista, professora universitária e pesquisadora. Autora de Amor, desejo e psicanáliseNão pise no meu vazioAs cabanas que o amor faz em nósA corda que sai do útero e coautora de O infamiliar na contemporaneidade: o que faz família hoje?, dedica-se ao amor como objeto principal de suas pesquisas e escrita. A gente mira no amor e acerta na solidão é seu primeiro livro pela Editora Planeta.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.