terça-feira, 7 maio, 2024
terça-feira, 7 maio, 2024

Dia do Artesão: Com apoio do Governo do Amazonas, artesanato arrecada mais de 2 milhões em 2022

Em

O artesanato amazonense arrecadou R$ 2.306.808,89 em vendas em feiras e eventos nacionais no período de janeiro até dezembro de 2022, conforme dados divulgados pelo Departamento de Artesanato e Economia Solidária (Daes), vinculado à Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). O resultado reflete o apoio do Governo do Estado à participação de artesãos em eventos nacionais e também locais.

Ao todo, 4.356 artesãos foram beneficiados diretamente e indiretamente durante o ano de 2022. Os profissionais tiveram trabalhos expostos em feiras, mostras e no Shopping do Artesanato e Economia Solidária, onde muitos podem exibir e divulgar produtos como cosméticos, artigos domésticos, ecojoias, biojoias, cestarias, roupas, brinquedos de pano, guloseimas, entre outros.

O segmento do artesanato amazonense hoje conta com o apoio do Governo do Estado na comercialização de produtos por meio da participação em quatro feiras nacionais por ano, e em eventos locais. Houve crescimento no número de artesãos beneficiados e no número de comercialização em valor e em quantidade de produtos artesanais, em comparação com o ano de 2021.

De acordo com secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, avalia que as feiras e mostras incentivam o desenvolvimento do artesanato amazonense como uma ótima alternativa econômica.

“Esses eventos são uma grande oportunidade de promover a cultura local para outras partes do país. E não só isso, mas propiciar a participação dos nossos artesãos do Amazonas significa geração de renda, sustento de famílias, e ainda impacta positivamente a economia do nosso estado”, afirmou o titular da Setemp.

Destaque estadual

Em âmbito estadual, a 17ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, que ocorreu no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), gerou o maior faturamento no ano de 2022, um total de R $530.181,00, incluindo as encomendas realizadas.

Destaque nacional

As artes manuais do Amazonas se destacaram também nas feiras fora do estado, a exemplo da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda (PE), que teve sua 22ª edição no ano de 2022. O evento viabilizou aos profissionais cerca de R $469.055,00 em vendas e encomendas de produtos.

Valorização

Para a Chefe do Departamento de Artesanato e Economia Solidária, Claudia Monteiro, destacou a importância do segmento do artesanato no Amazonas.

“O artesanato amazonense é um segmento reconhecido mundialmente, e mostrar a força desse segmento é importante para estes artesãos, agradeço ao Governador do Amazonas, Wilson Lima, e a Primeira-Dama, Taiana Lima, por todo apoio aos artesãos do estado”, disse.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.