terça-feira, 14 maio, 2024
terça-feira, 14 maio, 2024

Diego Bauer e Ricardo Manjaro preparam seu primeiro longa-metragem

Em

A dupla de diretores e roteiristas Diego Bauer e Ricardo Manjaro está em processo avançado da escrita do seu primeiro longa-metragem, Obeso Mórbido. O filme é baseado na história real de Bauer, que era obeso mórbido e perdeu cerca de 48 quilos em dois anos, e mistura elementos de documentário e ficção.

A ideia já rendeu um curta-metragem de mesmo nome, protagonizado por Bauer, que teve estreia na 22ª Mostra de Tiradentes, circulou por 7 festivais, ganhando dois prêmios no Maranhão. “Sempre esteve no horizonte a ideia de transformar em longa essas investigações que fizemos no curta. Eu e o Ricardo vemos no Obeso um trabalho que nos marcou muito como realizadores, e que indicava caminhos que nos deixavam confiantes para investir num longa-metragem. Retornar a essa história é uma forma de acessarmos algo que nos é pessoal, tendo isso como força para encarar o desafio do primeiro longa”, conta Diego Bauer, um dos roteiristas.

O projeto é uma realização da Artrupe e Duplofilme, e foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020 – Prêmio Feliciano Lana. O filme se apropria da figura real de Bauer para apresentar o seu cotidiano após a perda de peso, apresentando o que mudou na vida do personagem, mas também o que permaneceu inalterado. “Eu vejo que a minha mudança de peso sempre trouxe muita curiosidade para as pessoas, e muita gente me pergunta se tudo mudou na minha vida a partir dessa alteração. A resposta até pode ser sim, mas é claro que muita coisa permaneceu como estava, e muitas vezes não é fácil de entender até que ponto uma mudança tão abrupta como essa nos modifica. O filme é muito pautado nas relações que não mudaram, ou nas novas dúvidas que esse novo corpo traz”, explica Bauer.

O roteiro está no seu terceiro tratamento, e contou com a consultoria da diretora e roteirista Thais Fujinaga. “A Thais foi fundamental nesse processo. A gente sempre soube que este filme é um projeto muito masculino, pois é o ponto de vista de dois homens, e por isso termos uma profissional da qualidade da Thais nos trouxe uma segurança muito grande. As provocações que ela trouxe nos fizeram ir muito além do que o que estava escrito no argumento, modificando a trama do filme para algo muito mais interessante”, conclui.

O projeto encontra-se na fase de ajustes para a inscrição em festivais, editais e rodadas de negócio a serem realizadas a partir do segundo trimestre de 2022. Além das três versões do roteiro, o projeto já conta com um plano de financiamento.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.