sábado, 15 junho, 2024
sábado, 15 junho, 2024

Dores nos joelhos: exercícios corretos e cuidados preventivos são fundamentais

Em

 Imagine uma vida sem dores nos joelhos, onde você pode se movimentar livremente e desfrutar das atividades do dia a dia sem desconforto? Com os exercícios certos, isso é possível, mas para muita gente, parece uma realidade distante.

Problemas nos joelhos são bastante frequentes, e o excesso de peso, falta de exercícios físicos ou exercícios feitos de forma errada estão entre os principais fatores causadores das dores.

Os joelhos desempenham um papel fundamental no corpo, sustentando o nosso maior osso, o fêmur, e carregando todo o nosso peso. “Movimentos inadequados, postura desequilibrada e falta de fortalecimento dos músculos das pernas e glúteos também podem resultar em desconfortos. Afinal, a musculatura do nosso corpo está interligada”, explica Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

Sobrecarga física, calçados inadequados, desequilíbrio de postura, artrite ou artrose, lesões antigas sem tratamento e falta de fortalecimento muscular também são causadores de dores nos joelhos. Além disso, a idade também desempenha um papel importante no enfraquecimento deles. Com o tempo, as cartilagens recebem menos nutrientes, prejudicando o fortalecimento da musculatura e levando ao desgaste das articulações, resultando em dor.

Segundo Monica Marques, é fundamental procurar a ajuda de um profissional especializado em caso de dor ou desconforto. Dentre as opções mais recomendadas de treinos estão o pilates, musculação, alongamentos, natação, hidroginástica e treinos funcionais. “Nestas modalidades, o aluno encontra exercícios adequados para fortalecer musculatura no entorno do joelho, como ponte, agachamentos, afundo, avanço, adução de quadril, elevação e extensão de perna, flexão de perna e pé”, afirma.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.