quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
quarta-feira, 28 fevereiro, 2024

Essência do Natal é resgatada em exposição de presépios “Uma Noite de Esperança”, na Casa da Artes 

Em

Essência do Natal é resgatada em exposição de presépios. A Casa das Artes abre para o público neste ano, durante a temporada do Mundo Encantado do Natal, trazendo mais de 45 obras de referência cristã, que retratam o local de nascimento do menino Jesus. São presépios dos mais diversos tipos de materiais e concepções expostos na mostra inédita intitulada “Uma Noite de Esperança”. 

A exposição é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima e o Museu dos Capuchinhos. Além da representatividade artística, a exposição traz um significado ainda maior por comemorar os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, em 1223, na cidade de Greccio, na Itália. Desde então tornou-se um hábito universal montar presépios nesta época do ano. 

São presépios confeccionados com diferentes materiais, tamanhos, cores e características como metal, papel, porcelana, resina crochê, cristal, palha, entre outros. O acervo concentra obras selecionadas no concurso de presépios, lançado pela Igreja São Sebastião, além de peças expostas nos espaços culturais e outras cedidas por famílias durante a mostra. 

Segundo a produtora e curadora da exposição, Jessilda Furtado, no ano passado, a mostra ocupou o Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), onde reuniu um público expressivo, abrindo precedente para um novo projeto. 

“A exposição veio para a Casa das Artes para compor esse cenário Largo de São Sebastião. Em frente à lira do Teatro Amazonas, temos um presépio maior, que está se tornando um circuito, porque o público pode conhecer o presépio francês dentro da Igreja de São Sebastião, feito de gesso, ferro, madeira e com tamanho humano. E tem também o Teatro Gebes Medeiros, sendo que a maior parte das obras está dentro da Casa das Artes”, detalha Jessilda. 

Pequenos artesãos – Uma novidade nesta edição é a sala onde se concentram presépios confeccionados por crianças. O coordenador do Museu dos Capuchinhos no Amazonas e Roraima, frei Raul Falcon, comemora a iniciativa como parte do projeto.  Essência do Natal é resgatada em exposição de presépios.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.