sexta-feira, 3 maio, 2024
sexta-feira, 3 maio, 2024

Faculdade Santa Teresa marca presença no Festival Manaus Gastronomia, na quinta-feira (25)

Em

A Faculdade Santa Teresa (FST) marca presença, nesta quinta-feira (25), no Festival Manaus Gastronomia, que acontece na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra. A coordenadora do curso de Gastronomia da FST, a chef Debora Valente, e estudantes da instituição, realizam aula show de “Tacacá de Tucubiu: Um sabor que vem das Pancs”. A apresentação acontece das 16h às 17h.

O Festival Manaus Gastronomia inicia nesta quarta-feira (24) e segue até domingo (28). A programação inclui opções gastronômicas, palestras, aula show, espaço kids e shows musicais. O evento tem o objetivo de valorizar e divulgar a culinária amazonense, que é rica em sabores, cores e ingredientes regionais, como peixes de água doce, frutas exóticas, castanhas nativas e ervas aromáticas.

A chef Debora Valente explica que pancs é o nome dado às plantas que podem ser utilizadas na alimentação, mas que não são usadas no dia a dia das pessoas em geral. O tucubiu, diz ela, é uma versão do tradicional tucupi, preparado a partir de um fruto da região, o cubiu, e que é pouco conhecido. “O tucubiu é uma criação do professor e pesquisador Afonso Rabelo, que percebeu que o cubiu poderia, depois de cozido e temperado, virar um caldo semelhante ao tucupi, que é feito a partir da mandioca. Dessa forma, era possível criar preparos e receitas diferentes”, destaca.

Segundo Debora Valente, durante a aula show o público vai aprender o preparo dessa receita diferente do tradicional tacacá. “Para os alunos, a participação no evento é uma oportunidade de aprendizagem fora do ambiente da sala de aula, além de troca de experiência com diversos profissionais que estarão no local”, disse.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.