quinta-feira, 7 dezembro, 2023
quinta-feira, 7 dezembro, 2023

Especialista fala sobre riscos das dietas restritivas

em

Depois de ficar meses longe da academia e de fazer da cozinha de casa um passatempo, muitas pessoas têm se queixado do aumento de peso durante a pandemia do coronavírus. Agora, com a chegada do verão e a proximidade das festas de fim de ano, o desejo de perder peso rapidamente tem se tornado uma necessidade para quem acumulou quilos extras.

Ao mesmo tempo, tem surgido a cada dia “métodos milagrosos de emagrecimento” e dietas que prometem o corpo dos sonhos à quem se comprometer segui-las. Apesar de parecerem fáceis, dietas muito restritivas, sem acompanhamento, podem trazer riscos à saúde, além de provocarem o efeito contrário ao emagrecimento.

“As pessoas acham que em uma semana vão conseguir se livrar de meses de alimentação desregulada, acúmulo de gorduras e do aumento do peso na balança, em um mês ou até menos tempo. Porém além de não provocarem perda de peso de forma saudável, ainda podem fazer carências de nutrientes e vitaminas no organismo”, salienta a nutróloga e endocrinologista Bruna Manes. “A perda de peso deve ser uma consequência da alimentação saudável, da mudança de hábitos e da rotina de atividades físicas”, completa.

 

Nutróloga e endocrinologista Bruna Manes

Ainda sobre as dietas restritivas, a especialista em modulação hormonal e em nutrologia, explica que é preciso contar com a ajuda de um profissional qualificado para não gerar consequências sérias, como perda de massa muscular, quedas de cabelo, cansaço extremo, entre outros.

“Às vezes, como medida inicial de um tratamento e com acompanhamento, é interessante apostar em dietas mais restritivas, mas nunca deve-se fazê-las sozinhas, para perder peso rapidamente. Sempre digo que o importante é fazer mudança de hábito alimentar para não ter carências nutricionais e acabar voltando a ganhar peso e gordura, finaliza.

Redação W&G
Redação W&Ghttp://portalwg.com.br
A W&G Produções é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online, além de eventos especiais para públicos selecionados.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.