quarta-feira, 17 abril, 2024
quarta-feira, 17 abril, 2024

Flávia Junqueira faz um carrossel flutuar em exposição inédita na Zipper Galeria

Em

Uma das sensações ao adentrar a Zipper Galeria a partir de 21 de março é de que o universo fantástico conquistou as artes plásticas. O motivo é a individual Rêverie da artista paulista Flávia Junqueira, que oferecerá ao público uma experiência de dualidade: a imponência de um carrossel de quase uma tonelada que paira no ar como se tivesse a leveza de um balão.

Flávia é reconhecida pelas fotografias encenadas, nas quais elementos do imaginário infantil e do universo dos parques de diversão, especialmente os balões, são os destaques.

Com texto curatorial de Carollina Lauriano, a mostra Rêverie dá continuidade a essa linguagem, mas desta vez o carrossel assume o protagonismo, desafiando a gravidade, girando suavemente no espaço, em um ambiente espelhado, transportando os visitantes para um universo onde a realidade se mistura com o fantástico.

De acordo com Flávia Junqueira, o propósito da instalação é convidar o espectador a um olhar mais profundo de si mesmo, refletindo sobre sua trajetória, suas múltiplas camadas de teatralidade, e desvendando suas próprias memórias da infância.

“Queremos provocar uma conexão de impacto psíquico entre obra e espectador. Trata-se de uma forma de entrar em contato com a beleza do carrossel para além se sua pureza e deparar-se também com suas engrenagens, facetas, e camadas refletidas”, afirma a artista.

Sobre a artista

Nascida em São Paulo, Flávia Junqueira tem o universo visual da memória e a construção de um imaginário sobre este período da vida como inspiração e ponto de partida das suas criações, nas quais cenas do real e fictício, o físico e o alegórico, o presente e o passado, o adulto e a criança se unem e se conectam. A artista usa da fotografia e da cenografia em espaços arquitetônicos ou abertos, para criar uma atmosfera de fantasia que conversa com a realidade do ambiente. Os balões coloridos em suas obras são os protagonistas que sobem ao palco, seja ele qual for, na rua, no ar, na sala. Flávia Junqueira é representada pela Zipper Galeria no Brasil, pela Reiners Contemporary Art na Espanha, Unix Gallery em Nova York e pela Galeria VOSS na Alemanha, além da galeria Gilman Contemporary em Idaho, nos EUA.

Sobre a Zipper Galeria

Localizada nos Jardins, na Rua Estados Unidos, 1494, a Zipper Galeria é muito mais do que uma galeria de arte; é um espaço dinâmico que se reinventa continuamente para acolher a multiplicidade de discursos da cultura contemporânea. Desde sua inauguração em 2010, a galeria tem sido uma referência para artistas emergentes e uma plataforma inclusiva para nomes estabelecidos.

Serviço:
Exposição Rêverie | Individual de Flávia Junqueira
Abertura: 21 de março
Período: 22 de março a 27 de abril
Local: Zipper Galeria
Endereço: Rua Estados Unidos, 1494 – Jardim América, São Paulo
Entrada gratuita

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.