quinta-feira, 16 maio, 2024
quinta-feira, 16 maio, 2024

Grupo de teatro do Amazonas ganha o ‘Oscar do teatro brasileiro’

Em

O Buia Teatro, de Manaus, acaba de ganhar dois prêmios das 8 categorias em que foi indicado ao 21º Cenym com a “Opereta Canelos Arrepiados”. Melhor Trilha Sonora para Jeferson Mariano, que assina a trilha a execução da ópera e o ápice da honraria: o de Melhor Grupo de Teatro de 2022. Conhecido como o Oscar do teatro brasileiro, o prêmio chancela um dos grupos de Teatro mais ativos da Região Norte.

O Buia Teatro foi criado em 2015 pelas mãos de Tércio Silva, diretor da Companhia, e pela atriz, figurinista e artista visual Maria Hagge. De lá pra cá, a assinatura deste grupo amazonense ganhou marca de pesquisa, experimentações e representatividade da Cultura Infância de qualidade do norte do país.

Esse ano de 2022, o Buia viajou pelos estados do: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina com sua opereta infanto-juvenil Cabelos Arrepiados, no início do ano a obra foi indicada ao Prêmio APTR de Teatro, na categoria Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil de 2021, a premiação aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. A opereta seguiu sendo indicada em 8 categorias pela excelência e qualidade do trabalho no 21º Prêmio Cenym que reconhece a excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos na Dramaturgia Teatral Brasileira. A honraria é concedida pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB). Na noite de premiação, no dia 22 de novembro de 2022, em Aracaju/Sergipe o grupo amazonense ganhou dois prêmios das oito indicações.

Segundo o Diretor do Grupo, Tércio Silva: “Esse prêmio, dedicamos a todos as companhias e grupos do norte, sabemos como é difícil a circulação de nossos bens culturais para além de outros eixos, e que venha mais prêmios e políticas públicas efetivas para os artistas do norte do país”.

Voos Internacionais

O Grupo Buia Teatro estreia em Festival Internacional de Cinema na Índia, sua primeira obra do audiovisual, o curta-metragem “Coro-dos-amantes: peça-filme”, filmada em Buenos Aires – Argentina com apoio da Manauscult e Prefeitura Municipal de Manaus. O curta é um experimento cênico entre Teatro-Cinema, que conta com uma narrativa hibrida e não linear para narrar de maneira não casual a história de solidão dos personagens, a obra foi filmada em Buenos Aires em janeiro de 2022. E tem sua estreia internacional no Festival Otty Short Film Festival, nos dias 02, 03 e 04 de dezembro na cidade de Tamil Nadu, Índia.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.