terça-feira, 20 fevereiro, 2024
terça-feira, 20 fevereiro, 2024

Idosos e usuários imunossuprimidos que se vacinaram há seis meses, já podem tomar reforço com bivalente

Em

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 18/12, a oferta do reforço da vacina Pfizer bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e usuários com imunossupressão a partir dos 12 anos.  A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está disponibilizando a vacina em mais de 70 unidades distribuídas em todas as zonas geográficas da capital tanto no horário regular, das 8h às 17h, quando no horário ampliado, das 7h às 20h. A bivalente fortalece a imunidade contra as formas graves da Covid-19.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, reitera o compromisso da gestão municipal em manter o cenário epidemiológico da Covid-19 sob controle na capital e apela às pessoas que fazem parte desses grupos que se protejam da Covid-19, tomando a vacina.

“A bivalente é conhecida por gerar uma resposta imune importante, que impede o desenvolvimento das formas graves, que debitam as pessoas e muitas vezes, requerem hospitalização. Reforçamos o pedido para os idosos com 60 anos ou mais e pessoas com imunossupressão com intervalo de seis meses da última dose, que busquem as nossas unidades para cumprir essa importante missão”, enfatiza.

A autônoma Maria Santana, de 63 anos, decidiu abrir espaço na agenda agitada para ir até à Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Rayol dos Santos, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, e se vacinar.

“Eu fico sempre em alerta porque a vacina garante o meu bem-estar. Me informo, leio muito, consulto minhas doses. Mesmo na correria, a gente precisa dar um jeito pra se vacinar, pra ficar mais forte. Peço que todas as pessoas que venham tomar a  vacina  pra evitar que a doença ameace a vida deles e de quem convive com elas”, aconselhou.

A oferta do imunizante que protege contra a variante original da Covid-19 e as subvariantes da ômicrom, em Manaus está embasada na orientação do Ministério da Saúde, que por meio da nota técnica nº 83/2003, aconselha a oferta da vacina para grupos vulneráveis devido ao surgimento de novas cepas e ocorrência de surto no Ceará.

A população pode consultar os endereços e horários de funcionamento das 73 unidades de saúde da Semsa que ofertam a vacina bivalente, pelo link: bit.ly/localvacinacovid19.

Para receber a vacina é necessário que os usuários apresentem documento oficial com foto, Cartão Nacional do SUS e cartão de vacina.

Por meio da plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), os usuários podem consultar as doses que já recebeu e se está apto a receber as doses de reforço.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.