segunda-feira, 6 maio, 2024
segunda-feira, 6 maio, 2024

Inffinito Film Festival leva o cinema brasileiro para os Estados Unidos

Em

Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, chega à sua 25ª edição. De 4 a 18 de setembro, serão exibidos nos Estados Unidos, em formato híbrido, 62 produções brasileiras, incluindo, pela primeira vez, três coproduções Brasil-Estados Unidos: um longa e três curtas-metragens (lista completa abaixo). De Porto Rico ao Alasca, os filmes serão exibidos através da www.inff.online – primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro, lançada pela Inffinito no ano passado. Além das mostras online, quem estiver em Nova York e Miami poderá assistir presencialmente a exibições ao ar livre e shows.

O evento teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 87 festivais em 13 cidades no mundo: Nova York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de 1200 filmes nacionais para um público maior de 2 milhões de pessoas.

JAZZ E CINEMA EM NY – Este ano, a programação começa em Nova York, no dia 4 de setembro, sábado, com show do Dom Salvador, a partir das 20h30, no SummerStage do Central Park, em colaboração com a City Parks Foundation. Dom Salvador, nome artístico de Salvador da Silva Filho, é um instrumentista, arranjador e compositor brasileiro que mora em NY desde 1973, onde toca piano no restaurante River Cafe e alterna seu trabalho com shows e gravações ocasionais. Há quem o considere responsável por mudar os rumos da música brasileira, por ter sido o músico escolhido para dar cara soul à música de Roberto Carlos, nos anos 1970. Isso porque Dom Salvador conseguia fazer o que nenhum pianistas brasileiro tinha conseguido até então: unir beleza, ritmo e sonoridades análogas às dos músicos negros americanos. Sua história, pouco conhecida do grande público brasileiro, é contada no documentário “Dom Salvador & Abolição”, de Artur Ratton e Lilka Hara, que será exibido, na mostra presencial, pouco antes na mesma noite, às 19h, também no Central Park. A entrada é franca.

SAMBA E CINEMA EM MIAMI – No dia 10 de setembro, em Miami Beach, está confirmado um super evento ao ar livre, com samba e cinema. Às 8:30 PM, o North Beach Bandshell, vai receber o cantor Xanddy, que apresentará um repertório que inclui os grandes hits da carreira do Harmonia como e um mix de sucessos de artistas brasileiros como Djavan, Alceu Valença, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Só Pra Contrariar, Raça Negra e muito mais. Algumas das músicas do repertório são Vem Neném, Clareou, Sina, Morena, Margarida + Araketu e Essa Tal Liberdade. A programação inclui abertura do DJ Lupa, a partir das 6:00 PM e, às 7:00 PM, a exibição do documentário “Me Chama Que Eu Vou”, de Joana Mariani. Os ingressos já estão à venda: CLIQUE AQUI

MOSTRA COMPETITIVA – No dia 5 de setembro, domingo, começam, na plataforma de streaming http://www.inff.online as mostras competitivas (para os Estados Unidos) e a mostra Marieta Severo (para Estados Unidos e Brasil).

PRÊMIOS E JÚRI – Os filmes das mostras competitivas concorrem ao troféu Lente de Cristal nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. O Melhor Documentário tem uma premiação à parte. Presidido pela atriz Betty Faria, o júri de filmes de ficção é composto pela atriz Camila Morgado; o roteirista de cinema e artista plástico Luiz DolinoLorenna Montenegro, crítica de cinema, roteirista, curadora, jornalista cultural e produtora de conteúdo; John Maass, cineasta e advogado. Para a mostra competitiva de documentários, os jurados são a fotógrafa Maritza Caneca; o cineasta e ator Luciano VidigalFlavia Azeredo, professora de linguística, cultura e cinema; e Bianca De Felipes, produtora e distribuidora de filmes e séries. Os prêmios do voto popular são escolhidos pelo público nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem.

HOMENAGEM NO CANAL BRASIL – No Brasil, o público poderá assistir também a uma seleção especial na TV. Como parte da celebração dos 25 anos do Inffinito Film Festival, o Canal Brasil exibirá no horário nobre (aos sábados e domingos, entre os dias 04 e 26/09, às 22h) a produções emblemáticas premiadas no festival ao longo de sua trajetória. A seleção inclui os títulos: O Quatrilho (dia 04/09), Estômago (dia 05/09), O Beijo no Asfalto (2018) (dia 11/09), João, O Maestro (dia 12/09), Raul – O Início, O Fim e O Meio (dia 18/09), O Paciente – O Caso Tancredo Neves (dia 19/09), Loki – Arnaldo Batista (dia 25/09) e Polaróides Urbanas (dia 26/09).

MOSTRA MARIETA SEVERO – Marieta Severo será homenageada pelo festival, com uma mostra especial online, gratuita, dedicada à sua obra. Marieta Severo foi a primeira convidada da primeira edição do Inffinito Film Festival, em 1997, e apresentou em Miami o então recém-lançado “Carlota Joaquina”, de Carla Camurati, filme-símbolo da Retomada do Cinema pós governo Collor. Agora, 25 anos depois, as diretoras da Inffinito, Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli homenageiam a atriz, que tem em sua filmografia 34 longas-metragens. Marieta Severo vai participar também de uma live, no dia 14 de setembro, às 20h, no Instagram oficial da Inffinito (@inffiito_braff), e conversa com Adriana L. Dutra sobre a cultura no Brasil, sua vida, carreira e trajetória no cinema brasileiro nesses últimos 25 anos. Seis filmes emblemáticos estrelados pela atriz serão exibidos no Brasil e em todo o território americano, de Porto Rico ao Alasca: “A Dona da História”, de Daniel Filho; “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camurati; “Cazuza: O Tempo Não Para”, de Walter Carvalho e Sandra Werneck; “Com Licença, Eu Vou à Luta”, de Lui Farias; “Vendo ou Alugo”, de Betse de Paula; e seu mais recente longa, recém-lançado nos cinemas brasileiros, em junho deste ano, “Noites de Alface”, de Zeca Ferreira. Para assistir gratuitamente aos longas-metragens, será necessário apenas fazer um cadastro simples na plataforma de streaming www.inff.online.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.