domingo, 19 maio, 2024
domingo, 19 maio, 2024

Samu Manaus recebe selo Ouro em premiação internacional que avalia socorro a pacientes com AVC

Em

O Samu Manaus, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu o selo Ouro do programa internacional EMS Angels Awards, em reconhecimento à qualidade do atendimento móvel de urgência prestado a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para receber o selo, o Samu foi monitorado durante o primeiro quadrimestre deste ano e avaliado em cinco critérios relacionados ao socorro a este tipo de paciente na sua área de abrangência.

Sete serviços de saúde brasileiros participaram da disputa pelos selos Ouro, Platina e Diamante concedidos pelo programa, vinculado à Boehringer Ingelheim, e apenas dois – o Samu Manaus e o Samu Curitiba – foram contemplados com a categoria Ouro nesta edição do prêmio. A premiação acontece três vezes por ano e visa reconhecer, em nível mundial, equipes e indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade na prática dos cuidados ao paciente acometido por AVC.

Para o prefeito de Manaus, David Almeida, o selo é mais uma conquista da saúde municipal, que tem avançado nos serviços assistenciais com investimentos contínuos em infraestrutura e no corpo técnico, além do aperfeiçoamento de processos de trabalho e incorporação de tecnologias de monitoramento e análise de resultados.

“Nosso Samu realiza um trabalho de excelência e esse selo internacional representa o reconhecimento de uma avaliação externa ao empenho da equipe de servidores durante todo o processo de socorro, que vai do atendimento da ligação telefônica até o atendimento do paciente no local do acidente”, afirmou Almeida.

Os cinco critérios usados pelo programa para avaliar a performance do Samu Manaus no atendimento a pacientes de AVC foram: tempo médio no local (em minutos); percentual de pré-notificação para o hospital; percentual de doentes entregues em hospitais preparados para AVC; percentual de doentes aos quais os detalhes da medicação são comunicados; e percentual de doentes em que a hora conhecida em que o doente foi visto pela última vez é comunicada.

No período analisado, o Samu Manaus atendeu 317 chamados relacionados à AVC, dos quais 310 na capital, cinco em Itacoatiara, um em Presidente Figueiredo e um em Rio Preto da Eva.

Samu Manaus

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, disse que o reconhecimento da performance elevada do Samu neste tipo de atendimento demonstra que a gestão está no caminho certo e é um incentivo às equipes para que busquem resultados cada vez melhores.

“Já temos projetos em andamento que irão incrementar os serviços do Samu, como novas ambulâncias, a construção de uma nova Central e o desenvolvimento de uma plataforma para otimizar os registros de atendimento, regulação e resultados e, com certeza esses avanços vão nos ajudar a conquistar selos ainda maiores, como o Diamante nos próximos quadrimestres”, adiantou a secretária.   

Com 18 anos em funcionamento, o Samu Manaus realiza, em média, cinco mil atendimentos por mês relacionados a casos de urgência e emergência de agravos clínicos, traumáticos, obstétricos, pediátricos e psiquiátricos, entre outros. A diretora da Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária da Semsa, Elen Assunção, informa que apenas em 2023 o Samu recebeu 248 mil chamados de socorro.

De acordo com Elen, o Samu conta atualmente com 38 Unidades de Suporte Básico (USBs), sete Unidades de Suporte Avançado (USAs), que são como UTIs móveis, e 16 motolâncias, para atendimento de casos com acesso terrestres, e duas unidades de Suporte Avançado Fluvial (Usaf) para atendimento às comunidades rurais ribeirinhas.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.