A plataforma de busca de viagens KAYAK realizou uma nova pesquisa para entender o comportamento do viajante brasileiro durante o período da pandemia. O levantamento, realizado entre 11/09/2020 e 09/10/2020, mostrou que o setor de turismo tem mostrado sinais de recuperação e os brasileiros estão voltando a planejar suas próximas viagens.
De acordo com os cerca de 1.000 respondentes, as viagens de avião e a hospedagem em hotéis de grandes redes seguem sendo preferência do turista brasileiro na hora de planejar uma viagem. A pesquisa ainda aponta que o interesse em viajar dobrou desde o último levantamento, realizado em maio. 55% dos entrevistados estão dispostos a viajar dentro dos próximos 6 meses diferentes dos 23% dos que responderam a pesquisa em maio. Os destinos de praia e as viagens domésticas ganham destaque, enquanto o avião segue sendo o transporte preferido no país, seguido por viagens de carro.
De acordo com Gustavo Vedovato, Diretor de Operações do KAYAK no Brasil, o viajante brasileiro está aos poucos voltando a se planejar para viajar novamente. “É notável a mudança do comportamento do brasileiro desde a última pesquisa que realizamos em maio, no auge da pandemia. Com a chegada das festas de fim de ano e a temporada de verão, as pessoas estão voltando a se programar e os destinos no litoral são os favoritos na preferência do brasileiro”, afirma Gustavo.
Ainda segundo o executivo, a procura por destinos internacionais está retomando, mas de forma mais lenta que os domésticos. “Uma das principais preocupações do turista brasileiro são as medidas de segurança e cuidados com a saúde. Com o aumento dos casos na Europa e as restrições internacionais, é normal que os destinos dentro do Brasil sejam os mais buscados”, finaliza.
O estudo realizado pelo KAYAK mostrou que 49% dos entrevistados preferem viajar dentro do Brasil, sendo que 27% deles optaram por viagens dentro do próprio estado. Apenas 15% das pessoas optou por viagens para destinos em outros países. Os hotéis são os favoritos na hora de escolher onde se hospedar, seguidos por aluguel de casas de temporada e hospedagem em casas de familiares.