quinta-feira, 25 abril, 2024
quinta-feira, 25 abril, 2024

Livro de charges do Miranda é destaque no Festival Internacional de Quadrinho

Em

O livro “A Charge de Miranda:  O Que Vier Eu Traço”, organizado por Simas Pessoa e publicado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), no programa “Memória Reencontrada”, é destaque na 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de Belo Horizonte-MG. “Os traços e os temas abordados por Miranda são tanto locais e nacionais quanto universais, daí o interesse do público e especialistas, despertado na FIQ BH”, explicou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

A obra com as charges do artista dos quadrinhos Miranda é parte do compromisso do prefeito David Almeida de trabalhar para resgatar a memória cultural de Manaus e, ao mesmo tempo, promover oportunidades para os artistas de nossa cidade.

Responsável pelas publicações no estande Amazônia, o roteirista e produtor Evaldo Vasconcelos fez a entrega do livro de Miranda para Sidney Gusman, editor da Maurício de Souza Produções, e para Cristiano Seixas, diretor da Casa dos Quadrinhos de Belo Horizonte. Quem também ganhou um exemplar foi Liber Paz, professor do curso de Design da UTFPR, crítico de quadrinhos e colaborador da Gibiteca de Curitiba-PR.

O FIQ BH iniciou no dia 3/8 e encerra neste domingo, 7. O evento conta com uma forte participação dos artistas do Amazonas. Além da obra do chargista Miranda, são destaques a quadrinista Laura Athayde, nascida em Manaus, radicada em Belo Horizonte e quem assina a identidade visual da 11ª edição do FIQ BH. Ela também é ganhadora do troféu HQ Mix (2019) na categoria Publicação Independente de Autor, com o livro “Histórias tristes e piadas ruins”. Outros artistas do Estado participam como expositores. Um dos convidados é Ademar Vieira, manauara, autor da HQ Ajuricaba.

O evento convidou ainda o roteirista e produtor cultural amazonense Evaldo Vasconcelos para organizar um estande de artistas da Amazônia. O estande abriga uma miniexposição de artistas do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá e Tocantins, além de vender e divulgar quadrinhos e artes de artistas da região. O estande de artistas amazonenses tem patrocínio da Social Comics, a maior empresa brasileira de streaming de quadrinhos.

 

 

Sobre a FIQ BH

As edições anteriores da FIQ BH tiveram público estimado de 80 a 115 mil participantes, segundo a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte. O evento acontece desde 1997, quando Belo Horizonte comemorou seu primeiro centenário e foi sede de diversos eventos e homenagens.

O FIQ BH acontece no Minascentro oferecendo ao público cinco dias de programação intensa, diversificada e gratuita.  O evento conta com diversas atividades, como: debates, palestras, sessões de autógrafos, lançamentos, ações formativas, feira de quadrinhos, rodada de negócios, dentre outros.

 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.