segunda-feira, 22 julho, 2024
segunda-feira, 22 julho, 2024

Modelos Plus Size 50+ desfilam por uma moda mais diversa e inclusiva 

Em

Nos últimos tempos assuntos como gordofobia e etarismo ganharam mais espaço na mídia e a importância de falar dos temas sem cair nos preconceitos e estereótipos é cada vez maior. 

Renata Poskus,  idealizadora e diretora do Fashion Weekend Plus Size,  um dos eventos pioneiros de moda plus size no país, sabe da importância de debater os temas de forma clara, sem nenhum tipo de apologia, pensando sempre pela perspectiva da saúde mental de quem sofre com os preconceitos.

“Retomar com o Fashion Weekend Plus Size com uma edição especial que celebra Novos Talentos Plus independente da idade e dos padrões convencionais é uma forma de atuar contra a gordofobia e o etarismo, preconceitos que interferem na saúde mental das vítimas, por isso,  destacamos também modelos 50+ em nosso casting”, destaca Renata Poskus. 

Conheça mais sobre as modelos Sil Honda, 55 anos,  de São Bernardo do Campo, e El Terto, 51 anos, que estarão presentes na passarela do FWPS Novos Talentos que acontece nos dias 13 e 14 de julho, na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís. 

Sil Honda 

Sil Honda declara: “A beleza não segue padrões e é possível quebrarmos estereótipos preconceituosos em relação ao formato de corpos e a idade. Depois dos 50 anos somos esplendorosas! Para mim desfilar no FWPS Novos Talentos é uma sensação de plenitude, de poder, de mostrar ao público que se eu posso,  elas também podem”. 

Designer de ecojoias e servidora pública, Sil Honda começou a ser modelo plus size em 2018. Ela conta que hoje se ama do jeitinho que é, independente do diâmetro de suas curvas. 

Conta que tem apoio de amigas, amigos e de uma amiga de seu filho que diz ser sua ‘fã de carteirinha’ , mas que seu marido acha que é um capricho dela ser modelo plus e que na família perdeu a conta de quantas vezes suas tias fizeram comentários como: “seu rosto é lindo. Só precisa perder uns quilinhos”. 

Seu relato confirma que geralmente pessoas fora dos padrões convencionais tanto de formato de corpo como de idade sofrem com gordofobia e etarismo já dentro da própria casa e família. 

Ela fala da importância da capacitação profissional para quem deseja entrar para o mercado plus,  participando de workshops,  palestras, cursos com profissionais idôneos,  além de acreditarem em si mesmos, no potencial de cada um.  

El Terto 

El Terto, 51 anos, que atua como modelo plus size desde 2014, destaca a importância do FWPS como evento referência na quebra de paradigmas e em empoderamento feminino através do incentivo a autoestima de cada pessoa. 

“Entendo meu corpo como meu Templo, que devo proteger e amar sempre, diante do espelho e também para o mundo”, finaliza El Terto que é formada em administração com foco em gestão de pessoas e no Carnaval desfila como porta-estandarte. 

Ela conta com apoio de família e amigos desde o início de sua trajetória como modelo plus size.  El Terto indica para as pessoas que desejam entrar no mercado de moda plus – que  devem investir em capacitação além de amarem seus corpos por completo, já que todos os corpos são perfeitos.  

FWPS Novos Talentos 

A 20ª edição do Fashion Weekend Plus Size é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo do estado de São Paulo, com apoio do Proac, Instituto Poiésis e Fábricas de Cultura. A idealização e a direção do evento são de Renata Poskus e organização de Renata Poskus e Vilma Queiroz.

A entrada para assistir aos desfiles das 16 marcas participantes é gratuita e a programação completa do FWPS Novos Talentos conta também com palestras, oficinas, feira de economia criativa e shows.  Para conferir toda a programação  entre no www.fwps.com.br 

Renata Poskus e o FWPS 

Em 2009, Renata  Poskus criou o blog Mulherão para compartilhar e trocar experiências com outras mulheres acima do peso convencional, e foi percebendo o quanto a gordofobia e os padrões de beleza que enaltecem apenas mulheres magras minam a autoestima de mulheres incríveis que não se encaixam no estereótipo “capa de revista”. 

Em um momento que precisava recuperar autoestima após um rompimento amoroso em que seu peso foi julgado, Renata pensou em fazer um ensaio fotográfico e chamou outras mulheres acima do peso padrão para também fazerem fotos. Assim nasceu o Dia de Modelo que a princípio teria apenas uma edição e que devido ao sucesso é realizado até hoje.  

Renata percebeu que para as mulheres que estavam sendo fotografadas aquilo era muito mais que uma sessão de fotos com profissionais (além da fotógrafa,  tinha produção da Renata e maquiagem) e com valor que cabia no orçamento delas. 

Era  uma oportunidade única de trabalhar autoestima, de trocar experiências com outras mulheres que vivem as mesmas questões de luta contra a gordofobia,  de aceitação de seus corpos. 

Em 15 anos mais de 3 mil mulheres foram fotografadas no Dia de Modelo.  

Fashion Weekend Plus Size  

Meses depois, Renata sempre atenta ao “espírito do tempo” percebeu que faltava um evento de moda plus size para atender mulheres fora do padrão. Já tinha uma rede de mulheres lindas que poderiam ser modelos e que desejavam roupas modernas, dentro das tendências da moda.  Mesmo sem ser da área de moda, Renata já dava dicas sobre looks e como sempre foi mulher de fazer, de investir em seus sonhos e projetos, saiu em busca de marcas que quisessem participar do Fashion Weekend Plus Size.  

O Fashion Weekend Plus Size foi sucesso instantâneo, com um público engajado e feliz por se ver finalmente representado em uma passarela, a grande imprensa deu destaque em matérias mostrando o tamanho do mercado plus size até então inexplorado e para o pioneirismo do evento. 

Começou apenas com desfiles e um clima de festa entre amigas, se transformou, contribuiu para evolução e profissionalização do segmento de moda GG, ampliou para desfiles, salão de negócios e conteúdos relevantes sobre mercado, empoderamento feminino, amor próprio.  

Em sua trajetória de sucesso o Fashion Weekend Plus Size foi palco de lançamento de novas marcas especializadas em corpos diversos,  para modelos que hoje brilham em espaços até então restritos para pessoas de corpo padrão.  

Com a pandemia em 2020 o Fashion Weekend Plus Size deixou de ser realizado e agora retorna com a edição Novos Talentos.  

https://instagram.com/fwplussize

https://fwps.com.br

Serviço 

FWPS Novos Talentos 

Data: 13 e 14 de julho 2024

Horário: das 11 às 21 horas 

Local: Fábrica de Cultura do Jardim São Luís 

Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.