sábado, 20 abril, 2024
sábado, 20 abril, 2024

O Beiradão é tema de documentário que será exibido no Cineteatro Guarany

Em

O Beiradão, expressão cultural musical amazônida, que imprime grande importância, principalmente para a cultura do município de Borba (distante 208 quilômetros de Manaus), ganha notoriedade no documentário “Beiradão – O Ritmo do Interior”, dirigido por Fidel Graça. Resultado de uma política de fomento, a obra será exibida neste sábado, (09/03), às 18h30, no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro), Centro.

Na sequência, o Cineteatro Guarany exibe o filme “Surto”, com direção de Ângelo Esperança, montagem e fotografia de Fidel Graça. Ambas exibições têm entrada gratuita e classificação livre.

O documentário, contemplado pela Lei Aldir Blanc, Prêmio Feliciano Lana (2021), traduz em imagens, música e depoimentos, lembranças das festas de santos, realizadas nas comunidades do interior do Amazonas, os arraiais, tendo o saxofone como protagonista.

Nascido em Borba, o artista plural, Fidel Graça, disse ter vivenciado o Beiradão em meados dos anos 80 e 90, quando ganhou força, especialmente no município. ”E eu cresci vendo o seu Edvar Souza, o seu Leôncio, que são pessoas que tocam saxofone até hoje. Para manter a tradição, aprendi a tocar saxofone e, quando veio a Lei Aldir Blanc, tive a ideia de homenagear, principalmente, os saxofonistas da minha cidade. Eu queria mostrar o Beiradão em Borba”, afirma o diretor.

FOTOS: Divulgação

O filme foi captado tanto no município, quanto em Manaus, onde foram entrevistados nomes importantes da expressão cultural, como, o maestro Claudio Abrantes, os músicos Edvar Souza, Aurimar Ribeiro, Neil Armstrong, entre outros.

“É um filme cultural, que retrata a história, acima de tudo, do Amazonas, porque explica o surgimento do movimento Beiradão e de como o sax, sendo um instrumento tão sofisticado, criado na França, foi parar nas beiradas dos rios da Amazônia”, completa.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.