domingo, 26 maio, 2024
domingo, 26 maio, 2024

Oito locais diferentes recebem atividades do Dia Mundial da Criatividade em Manaus

Em

A adesão voluntária de anfitriões à realização do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) em Manaus, realizado neste fim de semana, nos dias 19, 20 e 21 de abril, é uma prova de que o potencial da capital do Amazonas para a Economia Criativa é uma realidade viva e ativa. São nove locais diferentes anfitrionando as ações do World Creativity Day em Manaus.

Empresas como hotéis, estabelecimentos culturais, estabelecimentos de entretenimento, de educação e de serviços estão se mobilizando para receber as mais de 70 atividades que o World Creativity Day (WCD) realiza nesta edição 2024 em Manaus.

As serão realizadas no Espaço Cultural Casarão de Ideias, Mercure Hotel Manaus, Senac Amazonas, Uninorte (Campus Djalma Batista), Abaré Central, eSpace Gamming & Escola Tech, Reciprolab Colaborativa e Anta.Gonista.

Para conferir todas as atividades e seinscrever para participar delas, basta acessar o site worldcreativityday.com/brazil/manaus/home e clicar na opção “Inscreva-se gratuitamente”.

Proprietário do Centro Cultural Casarão de Ideias e um dos principais parceiros da Valendo Economia Criativa do Amazonas, mantenedora do WCD em Manaus, João Fernandes diz que sempre acreditou na criatividade, desde que criou o Casarão de Ideias, há 14 anos.

“É muito importante Manaus entrar nesses mapas e apresentar o nosso fazer criativo. O Casarão de Ideias sempre abrirá suas portas para receber ações que impulsionem nosso potencial e nos aproximem dos demais eixos e das trocas pela economia da cultura”, afirma João Fernandes. O Casarão de Ideias vai abrigar atividades como a palestra “FavelARTE: O Poder Social da Arte na Periferia Acadêmica

Gestora da Galeria Anta.Gonista, que também vai abrigar atividades do WCD, Raysa Figueiredo afirma que decidiu participar da empreitada criativamente colaborativa porque a galeria tem propósito alinhado aos da WCD.

“Inauguramos a galeria em janeiro de 2024 com foco na arte contemporânea nortista e com o objetivo de expor e divulgar a arte nortista em espaço cultural de acolhimento e compartilhamento de saberes”, afirma Raysa.

Experiência transformadora

Idealizador da atividade “Hackathon Pedagógico: Start End Experience 4.0”, que será realizada no Senac Centro, o professor Erick Mattos diz estar comprometido em oferecer uma experiência transformadora, repleta de aprendizado, descobertas e muita inspiração.

“Participar do Dia Mundial da Criatividade” é importante para o aprofundamento de ideias criativas e inovadoras, tendo por base a aprendizagem, colaboração, empoderamento e respeito para o desenvolvimento de projetos que são elaborados na Semana da Criatividade de forma sustentável e eficaz.

O Abaré Central também participa do WCD 2024, abrigando atividades como a palestra “Partiu Empreender na Amazônia”. “A economia criativa é algo que está revolucionando o mundo e a gente ficou muito feliz de poder fazer parte desse processo”, afirma o gestor do Abaré Central, Diogo de Vasconcelos, que também vai proferir uma palestra no Hotel Mercure, outro anfitrião do WCD 2024, sobre “Ecoturismo e o Ambiente Amazônico”.

“É fundamental que Manaus, porta de entrada da Amazônia preservada brasileira, integre o Dia Mundial da Criatividade, em especial para incorporar-se em rede, lideranças, iniciativas e negócios criativos da nova economia com todo país e diversas cidades pelo mundo. Manaus é um potente produtor de economia criativa para o mundo”, afirma Beto Contartesi, líder do World Creativity Day em Manaus.

Em 2024, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo ocorre simultaneamente em 55 municípios brasileiros, e a expectativa é de 50 mil participantes no país todo. Idealizada no Brasil por Lucas Foster em 2014, a data faz parte do calendário oficial da ONU desde abril de 2017.

O movimento é organizado pela empresa de educação e comunicação World Creativity Day e oferece inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops, shows, feiras e performances para profissionais, empreendedores, estudantes e pessoas de todos os campos, com destaque para a área de economia criativa.

O objetivo é impulsionar o ecossistema de criatividade e inovação das cidades com base em pilares como aprendizagem, empreendedorismo e colaboração, sempre dentro da moldura do desenvolvimento sustentável.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.