segunda-feira, 15 abril, 2024
segunda-feira, 15 abril, 2024

Orquestra Sinfônica Brasileira vai promover primeira edição do Festival Amazônico, a partir de 9 de outubro

Em

Entre os dias 9 e 19 de outubro, a Orquestra Sinfônica Brasileira, um dos conjuntos sinfônicos mais tradicionais do país, levará suas atividades para o Norte do Brasil. Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, são as cidades escolhidas para receber a turnê OSB Pelo Brasil – Festival Amazônico. Entre as atividades estão aulas para estudantes de música dessas localidades, concertos didáticos para crianças e jovens de escolas públicas, interações com orquestra local, além de apresentações nas duas capitais.

A primeira cidade a receber as atividades será Belém. De 9 a 11 de outubro, pela manhã, os alunos do Programa Vale Música Belém terão a oportunidade de participar de aulas ministradas pelos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira. À tarde os instrumentistas da OSB se unem à orquestra do projeto para realizar ensaios preparatórios para o concerto de encerramento das atividades no município, que acontecerá no Theatro da Paz.

Duas escolas públicas da cidade receberão os Concertos Didáticos – apresentações interativas nas quais, além da execução musical, os músicos da OSB conversam com o público contando curiosidades sobre os compositores, as obras, os instrumentos e o universo orquestral. Dia 10 é a vez da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco e dia 11 no Centro de Referência em Educação Infantil Orlando Bitar. 

No dia 12, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Jovem Vale Música Belém se apresentarão no Theatro da Paz em um concerto aberto ao público e ingressos a R$2 + 1 kg de alimento não perecível. Sob regência do maestro Renan Cardoso, o grupo apresentará o espetáculo A OSB do Brasil Itinerante. Uma versão compacta de A OSB do Brasil – série autoral da Orquestra Sinfônica Brasileira, criada em 2021, que celebra a música folclórica e tradicional das cinco regiões brasileiras. Dividido em três blocos (Folclore Raiz, Folclore Urbano e O Carimbó do Norte), o show contará com participações especiais de Dona Onete e da artista indígena We’e’na Tikuna.

“Reconhecer o valor cultural da música popular e do nosso folclore é uma missão da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Assim, ir até o Norte do país com este repertório que reverencia nossas raízes nos deixa profundamente orgulhosos. Queremos propor ao público em geral um diálogo que envolve história e cultura local por meio da música sinfônica”, explica a Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite.

No dia 14 de outubro a Orquestra Sinfônica Brasileira desembarca em Manaus. Até o dia 18, os músicos da OSB vão ministrar aulas de instrumentos para estudantes da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade Estadual do Amazonas e do Liceu Cláudio Santoro. Durante o período em Manaus, grupos da orquestra realizarão, também, dois concertos didáticos: na Escola de Educação Indígena da Aldeia Waikiru e no Centro de Formação Vida Alegre.

A passagem da turnê pela capital amazonense também será encerrada com uma apresentação aberta ao público, desta vez, com o espetáculo A OSB do Brasil – Norte, executado por um grupo de cordas e percussão sob regência do maestro Anderson Alves. Será no dia 19 de outubro, no Teatro ICBEU Manaus. Os cantores David Assayag, Marcia Siqueira e Patrick Araújo farão participações especiais.

Além das atividades presenciais, a Orquestra Sinfônica Brasileira também participará de ações on-line como concertos, palestras e workshops transmitidas pela plataforma Liceu On-line para mais de 27 municípios, vilas e comunidades do estado.

SERVIÇO – CONCERTOS:

OSB em Manaus

Dia: 19 de outubro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro ICBEU Manaus

Ingressos: Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro, Manaus

Entrada Gratuita

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.