domingo, 26 maio, 2024
domingo, 26 maio, 2024

Patrícia Bandeira de Melo está entre os nomes de peso, quando assunto é dermatologia

Em

Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Mestre em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas e com mais de 30 anos atuando na área de dermatologia clínica em Manaus, entre outros títulos, Patrícia Bandeira de Melo é considerada uma das maiores referências no assunto.

Em 2021, ela completa 33 anos de formada, em uma faculdade, onde atualmente atua no importante papel de formar novos médicos e especialistas em dermatologia, a Universidade Federal do Amazonas.

A paixão pelo ensino vem, segundo ela, desde o início de sua   formação médica, onde logo após a conclusão de sua residência   médica em Dermatologia, entrou em seguida para o quadro de professores do curso de medicina da UFAM, onde está até hoje.

Para ela, a dermatologia é uma paixão antiga e sua inspiração, aconteceu por meio de  grandes mestres a quem admirava. Naquela época Patrícia recorda que nada se falava da pele e questões estéticas por isso percebeu que ali poderia ser seu grande diferencial. Sempre, em constante aprimoramento, a médica participa de  um número infindável de cursos, congressos e jornadas para garantir o melhor para sua disputada agenda de pacientes.

Atendendo em uma estrutura que oferece um novo conceito de requinte arquitetônico dedicado à Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica com tecnologia de ponta em novos tratamentos faciais e corporais, aliados ao atendimento de qualidade e primor, ela sustenta a fama ser a melhor.

E hoje nos dá a honra concedendo um bate papo informal onde  conta um pouco de sua trajetória, a importância da tecnologia na dermatologia, estética na pandemia e o segredo o seu sucesso. Confira:

1 – Este ano você celebra 33 anos de profissão, em sua opinião, o que mudou na dermatologia durante esses anos?

O crescimento da Dermatologia ao longo desses anos foi um dos maiores no segmento médico em todos os sentidos, mas principalmente no quesito tecnológico. A Dermatologia se destaca hoje como uma das especialidades da medicina de maior incremento na busca de melhores resultados e técnicas.  E há algum tempo, decidi entrar nesse mundo tecnológico como sendo um importante reforço na busca de melhores resultados para os pacientes. Portanto tudo melhorou, seja na facilitação de diagnósticos patológicos seja na busca da beleza da pele.

2- Como você citou acima, as inovações tecnológicas chegaram com tudo na nossa vida – e também na Medicina. O que podemos esperar de um futuro bem próximo na dermatologia, que passam por tratamentos, cosméticos e diagnósticos?

Podemos esperar muitos avanços e novidades tecnológicas. Atualmente, já conseguimos analisar a pele numa consulta médica de forma muito ampliada com aparatos que permitem ver além do olho nu e com um olhar bem treinado nos permite, por exemplo, analisar uma lesão e supor por seu diagnóstico auxiliando na conclusão mais precoce e acertada. Portanto, muito já se consegue em termos de resultados, mas, sem dúvida, muita coisa boa ainda está por vir! É um turbilhão de informações que somos bombardeados diariamente.

3 – A montanha-russa de emoções provocada pela pandemia pode ter efeitos na pele? Quais os cuidados que devemos manter neste período?

Sem dúvida! A pandemia tem mexido e muito com a pele e tenho detectado casos do gênero   diariamente no meu atendimento. E isso é fácil de entender, pois como sabemos a pele é um órgão sensorial, onde afloram as emoções e por isso neste momento mais tenso muitas dermatoses têm sido   diagnosticadas, principalmente, aquelas que tem marcada relação com o stress emocional. Além disso, o coronavírus também frequentemente desencadeia no curso da sua infecção, inúmeras alterações cutâneas.

Esse novo cenário mundial nos faz buscar muito embasamento científico sobre esse vírus, que apesar de novo, hoje já se mostra mais consistente em termos de publicações nos auxiliando no atendimento diário. Buscar atendimento médico precoce é fundamental, a pele muitas vezes nos dá pistas quanto à saúde do organismo por meio de seus inúmeros achados no exame clínico.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.