quinta-feira, 2 maio, 2024
quinta-feira, 2 maio, 2024

Pausas ativas durante o expediente: grandes aliadas na prevenção do adoecimento mental

Em

Cuidar da saúde física e mental das pessoas passou a ser tema prioritário nas empresas que se preocupam com o bem-estar de seu time e sabem o quanto isso é fator determinante na produtividade.

Com o modelo de trabalho híbrido se consolidando cada vez mais, o cenário pós-pandemia traz novos e constantes desafios para empresas e organizações quando o assunto é disponibilizar em todos os ambientes situações favoráveis em que a saúde integral de seus colaboradores seja priorizada.

E engana-se quem pensa que esse cuidado tem que acontecer apenas quando algum funcionário já apresenta algum sintoma de adoecimento emocional. As ações que realmente são efetivas devem atuar no processo de intervenção e prevenção primária, reduzindo assim o risco do adoecimento mental relacionado ao trabalho.

“Quando falamos em Saúde Mental no Trabalho, precisamos pensar no processo de ponta a ponta, e não em fatores isolados. Esse processo precisa contemplar as intervenções primárias, secundárias e terciárias. Geralmente, a tendência é ficar só no terciário que é o tratamento de quem já está adoecido, de quem já apresenta os sintomas”, afirma Fátima Macedo, CEO da Mental Clean.

E é nesse contexto que se insere a importância das pausas ativas durante o período de trabalho. Essas pausas são pequenos intervalos ao longo do expediente, preferencialmente a cada duas horas, em que o profissional interrompe suas tarefas para realizar uma pausa consciente de 2 a 5 minutos, que pode ser por exemplo: meditação, alongamento ou exercícios específicos para a circulação, coluna e articulações.

Parecem poucos minutos, mas não são. Essas pequenas pausas ativas conscientes de 2 a 5 minutos, a cada duas horas, durante o expediente, fazem com que a pessoa adquira maior disposição e concentração, reduza as tensões musculares e o estresse, gerencie melhor sua rotina de trabalho, tenha uma percepção reduzida de fadiga ao fim do dia, pegue no sono mais rápido e durma melhor. Consequentemente, a pessoa acorda mais descansada e produtiva.

Não basta ficar uma hora na academia todo dia e passar 8 horas trabalhando sentado na frente do computador ou em qualquer outra atividade ininterruptamente. O corpo e a mente falam e mandam sinais como ansiedade, estresse, burnout, dores nas costas, enxaquecas, problemas circulatórios, queda no sistema imunológico e, consequentemente, na produtividade. Esses sinais atingem tanto pessoas ativas como sedentárias.

E foi pensando nesse público que a Mental Clean, Consultoria especializada em Saúde Mental do Trabalhador, uniu-se à Laboral Ativa, Consultoria de Atividade Física Ocupacional, para lançar o “Rotina Mental Ativa”, um programa de gestão do movimento diário para melhorar a vitalidade e o bem-estar emocional das pessoas durante o horário de trabalho.

O novo produto da Mental Clean, que já está sendo utilizado de forma piloto por cinco grandes empresas, possui como ferramentas de implementação um sistema de mapeamento, mentorias individualizadas, apoio social especializado e aplicativo via web e celular, que incentiva pausas ativas durante o período de trabalho que impactam em ótimos resultados tanto nos cuidados com a saúde mental quanto na gestão da produtividade.

“O Rotina Mental Ativa é um modelo de rotina ocupacional que muda completamente o estado mental da pessoa, porque se cria um ambiente de oxigenação cerebral e de neuro-regulação natural, já que o nosso corpo foi feito para estar em movimento, e a vida é o equilíbrio biológico, físico e mental”, explica Daniel Sandy, CEO da Laboral Ativa.

Ainda de acordo com os especialistas, muitas empresas chegam a promover uma série de ações nesse sentido, das quais as pessoas não conseguem participar por uma carga de trabalho muito grande e isso causa um impacto na saúde emocional dos colaboradores.

“A nossa proposta é de uma desconstrução do antigo processo de ginástica laboral com horários definidos. O contexto da Rotina Mental Ativa é: você faz o seu horário de movimentação consciente e se movimenta como desejar, com mentoria de especialista e apoio social. Esse é o nosso diferencial, trata-se de um programa de gestão do movimento ocupacional”, enfatizam Fátima e Daniel.

Das 145 pessoas, das 5 empresas, que já estão utilizando o Rotina Mental Ativa, foram observados até o momento um aumento de 40% na movimentação ocupacional diária, uma redução de 44% do estresse e 59,3% da fadiga após expediente. Uma melhoria de 64% na incidência de dores nas costas e um aumento de 78% da vitalidade diária. Dessas, 92% alegaram que indicariam a rotina mental ativa para seus colegas de trabalho e amigos.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.