segunda-feira, 15 abril, 2024
segunda-feira, 15 abril, 2024

Prefeitura alerta que quase 60 focos de queimadas no interior causam fumaça em Manaus

Em

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informa que, nas últimas 48 horas, enquanto a capital amazonense registrou dois focos de queimadas, os municípios do interior do Amazonas, entre Autazes, Novo Airão e Iranduba, contabilizaram 58 ocorrências, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número de focos do interior contribui, predominantemente, para a presença de fumaça na cidade, desde a noite de quarta-feira, 27/9.

De acordo com o Inpe, nos últimos dois dias, foram registrados, no município de Autazes, 34 focos de queimadas. Nos municípios do Careiro e Careiro da Várzea foram registrados dez focos. Em Novo Airão, o Inpe registrou oito focos e em Iranduba, seis. Em Manaus, nas últimas 48 horas, foram registrados dois focos de queimadas.

De acordo com a Semmas, há ocorrências nos demais municípios da Região Metropolitana de Manaus, cuja direção predominante de vento alcança a capital amazonense. No  Amazonas, segundo o Inpe, foram registrados  6.597 focos  no mês de setembro, Manaus teve somente 24 focos na zona rural, o que representou 0,4%.

A secretaria informa, ainda, que se a população registrar qualquer tipo de queimada urbana pode denunciar pelo WhatsApp 92-98842-2161 ou no e-mail: [email protected].

A Semmas orienta, ainda, a população a usar máscaras, principalmente aquelas pessoas que têm problemas respiratórios, e tomar bastante água.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, mantém a campanha de combate às queimadas urbanas e está elaborando o Plano de Mudanças Climáticas de Manaus, com ações planejadas para o enfrentamento dos desafios desta temática. “A queimada é um crime ambiental, passível de aplicação de penalidade administrativa, com multa e o autor pode responder criminalmente à Justiça”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski.

O Plano de Mudanças Climáticas de Manaus reflete o envolvimento da gestão da cidade com a agenda global do clima. Na primeira etapa, é realizado o inventário de emissões de gases do efeito estufa e o estabelecimento das linhas de ações da administração municipal com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. “Todas as questões que estão colocadas na agenda global do clima serão trabalhadas de uma forma planejada neste material, com a participação da academia, da população e de outros órgãos das esferas municipais, estaduais e federais”, afirmou Antonio Stroski.

Blitz Manaus Sem Fumaça

No sábado, 30/9, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realiza a 4ª Blitz Manaus Sem Fumaça – uma ação com orientações sobre o combate às queimadas urbanas.

A blitz ocorrerá, pela segunda vez, nas proximidades da ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida como Rio Negro. Os servidores da Semmas orientarão as pessoas sobre a importância de não queimar resíduos e de manter as árvores em pé, para que não tenhamos mais poluição atmosférica, doenças respiratórias e aumento da temperatura, além de outros danos ao meio ambiente. Na ocasião, haverá distribuição de mil mudas de plantas frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.