sábado, 18 maio, 2024
sábado, 18 maio, 2024

Prefeitura recria Procon Manaus para fortalecer direitos dos consumidores da capital

Em

A Prefeitura de Manaus está trabalhando para implantar o Procon Manaus no menor tempo possível, órgão de defesa dos direitos do consumidor desativado na gestão anterior.

Ao longo deste mês de julho, a Casa Civil vem estruturando a parte técnica e administrativa, com seleção e nomeação de pessoal. Além disso, a infraestrutura do órgão está sendo organizada, cuja sede funcionará no shopping Phelippe Daou, localizado na avenida Camapuã, no bairro Cidade de Deus, zona Norte da cidade.

O Serviço de Atendimento, Proteção e Orientação ao Consumidor, o Procon Manaus, será presidido por Onilda Abreu, procuradora de carreira do Estado. A profissional já ocupou o cargo de coordenadora na cobrança da Dívida Ativa estadual.

Recriado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, com a Lei nº 3.066, de 1º/6/2023, o Procon municipal tem a missão de atender as demandas dos consumidores da capital, sobretudo, com orientação, recebimento de denúncias com respectivos encaminhamentos legais, conforme determina a legislação vigente.

A recriação do órgão é o cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito David Almeida. Apesar de estratégico e importante para a população, foi extinto pela gestão anterior, em 2020. A partir de agora, é vinculado ao gabinete do prefeito, sob a gestão e gerenciamento da Casa Civil.

Atendimento diferenciado

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Marcos Rotta, a sede do Procon estará entre as duas regiões mais populosas da cidade, zonas Norte e Leste, e em local de fácil acesso. A estrutura é maior que a anterior e o atendimento será um diferencial da gestão municipal.

“Estamos trabalhando intensamente nessa estruturação, na organização do mobiliário, seleção da equipe técnica e já fazendo as primeiras nomeações para os cargos de direção, assessoria e fiscalização. E sob o comando da presidente Onilda Abreu, um nome com competência técnica para assumir os trabalhos em defesa dos direitos dos consumidores da capital”, destacou Rotta.

Segundo o vice-prefeito e chefe da Casa Civil, Manaus necessita de um órgão de referência para atendimento, proteção e orientação ao consumidor. “Somos mais de 2 milhões de habitantes, consumidores em potencial. E é urgente fortalecer e ampliar a defesa dos direitos do consumidor, desafogando a carga hoje existente e que estava com o Procon estadual, com quem trabalharemos em parceria”.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.