segunda-feira, 6 maio, 2024
segunda-feira, 6 maio, 2024

Presidente do Equador pede renúncia de ministros

Em

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, pediu a renúncia de ministros, menos de um ano após ter tomado posse, no momento em que o país vive grave crise criminal.

O pedido foi anunciado pela Secretaria de Comunicação da Presidência, acrescentando que Lasso pretende substituir os atuais titulares das pastas de Energia, Agricultura e Direitos Humanos.

Na terça-feira (26), o presidente equatoriano já havia nomeado Xavier Vera, antigo ministro da Energia, para substituir Juan Carlos Bermeo como ministro da Defesa.

O conservador Lasso vai completar o primeiro de quatro anos de mandato em 24 de maio.

O ano foi marcado por uma guerra entre o governo e os traficantes de droga, que provocou aumento na criminalidade e confrontos com mortes entre grupos rivais, inclusive em prisões, onde 350 detidos morreram desde fevereiro de 2021.

O ministro do Interior, Patricio Carrillo, reconheceu na semana passada que o Equador passa por crise criminal, que já matou 1.180 pessoas desde o início de 2022.

Em 2021, o Equador apreendeu recorde de 210 toneladas de drogas, principalmente cocaína, e nos primeiros quatro meses do ano, as apreensões já atingiram 75 toneladas.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.