segunda-feira, 15 abril, 2024
segunda-feira, 15 abril, 2024

Projeto ‘Máquina de Fazer Ver’ lança material audiovisual produzido pelos moradores do Parque das Tribos

Em

Entre os dias 18 e 29 de março de 2024, o Parque das Tribos recebeu a oficina “Máquina de Fazer Ver”. O projeto tem a proposta de incentivar a preservação da memória coletiva do povo Kokama por meio de produções audiovisuais. A partir dessa atividade formativa, eles puderam aprender novos mecanismos e ferramentas digitais para difundir sua cultura e tradições.

O resultado final dos projetos das duas turmas que realizaram as oficinas poderá ser conferido no site www.grupojurubebas.com, no www.youtube.com/grupojurubebas e nas redes sociais @grupojurubebas a partir das 19h deste domingo (31), de forma gratuita.

O projeto foi dividido em três etapas: a oficina de produção e registro audiovisual; em seguida a produção prática do registro dos participantes orientados pelo mediador; e, por último, o lançamento dos vídeos, resultados da oficina, nas plataformas digitais criadas para o projeto.

“A oficina ‘Máquina de Fazer Ver’ apresenta a possibilidade de narrar as próprias histórias, aprendendo técnicas de registro, abordagens e manuseio de equipamentos, escrita de roteiro e edição de vídeo”, afirma Leandro Paz, ator, produtor cultural e pesquisador musical indígena Kokama e mediador do processo inteiro.

Base bibliográfica

O projeto se inspira no artigo “Cartografia de um percurso”, de Gilson Costa e Dolores Galindo; objetivando a autonomia do processo criativo e de registro histórico enquanto documento audiovisual na região do Parque das Tribos.

As oficinas foram ministradas por Thiago Morais, Felipe Maya Jatobá e Nicka, profissionais do setor cultural e que atuam também neste segmento. A produção ficou por conta de Maurille Kokama, liderança indígena do povo Kokama na Amazônia e historiadora.

As aulas foram realizados em dois espaços: na Maloca dos Povos Indígenas, com o cacique Ismael Munduruku; e no Ateliê Derequine, com Vanda Witoto, liderança indígena que desenvolve diversos projetos de preservação ambiental e cultural na região do Parque das Tribos.

Este projeto foi contemplado pelo edital PROGRAMA MANAUS FAZ CULTURA 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.