Dezembro é um mês que tem como maior marca algumas datas importantes, como o Natal e o Réveillon, que além de mudanças na rotina, como férias, visitas de amigos e familiares e viagens, causa muita movimentação e pressão emocional.
De acordo com um estudo da Isma-Brasil (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse – Brasil), o estresse dos brasileiros aumenta, em média, 75% antes das festas de fim de ano.
A síndrome de fim de ano
A “síndrome das festas de fim de ano” não é considerada um distúrbio de saúde mental oficial, mas descreve o aumento de sintomas como ansiedade, depressão, estresse, falta de concentração e tensão em dezembro.
Os sintomas podem surgir por causa das mudanças na rotina típicas dessa época, além das grandes expectativas, como o sucesso alcançado no ano, a lista de metas, a pressão dos familiares e a ideia de um período mágico das festas, que muitas vezes não corresponde à realidade.
Sintomas comuns da ansiedade
– Preocupação excessiva;
– Dificuldade para dormir;
– Tensão muscular;
– Sensação de falta de ar;
– Aceleração dos batimentos cardíacos.
Foto: Reprodução/FreePik
O Yoga no combate à ansiedade
De acordo com o naturopata e professor de yoga, Ravi Kaiut, a prática regular de Yoga ajuda a amenizar sintomas de ansiedade combatendo tanto sintomas físicos, quanto mentais.
“Para evitar esse pico de ansiedade durante o fim de ano você pode aderir a técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, reservar um tempo para si mesmo, fazer exercícios regularmente, comer de forma equilibrada”.
“O Yoga alivia a ansiedade com posturas e meditação que acalmam a mente e relaxam o corpo, trazendo benefícios duradouros, não apenas alívio temporário”, explica.
3 posições de Yoga para combater a ansiedade:
01 – Virasana:
Para fazer esta posição, sente-se sobre os calcanhares com os joelhos juntos, mantendo a coluna reta e os ombros relaxados;
02 – Sukhasana:
Já para esta posição você precisa estar sentado e com as pernas cruzadas, mantenha a coluna ereta, as mãos no colo e respiração profunda e calma;
03 – Viparita Karani:
Aqui é necessário deitar-se de costas, levantar as pernas apoiadas em uma parede na vertical, mantendo os braços ao lado do corpo, essa é uma ótima postura para mesclar com a respiração consciente.
—
Sobre Ravi Kaiut
Foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo. Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Co-fundador da Greenlist, iniciativa com o objetivo de estimular o consumo sustentável. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga em Curitiba.